Itu vai ganhar 200 mil árvores

Para comemorar o sexto ano de atividades na bacia do Médio Tietê, em virtude da implantação do Núcleo de Educação Ambiental da Estrada Parque, em Itu, a Fundação SOS Mata Atlântica lança o projeto de reflorestamento de matas ciliares, denominado “Tecendo Florestas”.

O projeto foi idealizado por um grupo tripartite que reúne a empresa Guarany, a Fundação SOS Mata Atlântica, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itu e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de recuperar as matas ciliares de áreas de mananciais do município de Itu, com o plantio de 200 mil mudas de espécies nativas, em cinco sub-bacias hidrográficas.

O programa de recomposição das matas ciliares começou a ser elaborado no ano passado, em decorrência da grave crise de água que a estância turística de Itu enfrenta. Com base em estudos técnicos, diagnósticos e imagens de satélite foi possível constatar que uma das principais causas para a crise da água na cidade é o desmatamento das matas ciliares e das áreas de cabeceiras e nascentes.

Estudos desenvolvidos pela SOS Mata Atlântica e Reserva da Biosfera mostram a influência direta da manutenção das florestas para equilíbrio dos recursos hídricos, ou seja, da água. As matas ciliares, que protegem os rios, nascentes e reservatórios, podem aumentar a sobrevida de um corpo d´água em até 20 anos.

Diante dessa realidade, no final do ano passado, a empresa Guarany, a ONG SOS Mata Atlântica e o SAAE – que representa o Poder Público local – assinaram um protocolo de intenções, durante a oficina cultural “Tecendo Florestas”, promovida pela Guarany. A união das três instituições e de uma equipe multidisciplinar possibilitou transformar e ampliar o programa cultural em um grande projeto de reflorestamento, educação ambiental e cidadania.

Além da recomposição de áreas degradadas, o projeto prevê o plantio e acompanhamento das áreas por cinco anos, programas permanentes de educação ambiental, a implantação de um núcleo urbano de educação ambiental, junto ao viveiro de mudas do SAAE, no Jardim Santa Tereza e a aprovação de um texto legal que confira peso de Lei ao projeto.

Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental

De 11 a 15 de setembro, a cidade de São Sebastião, no litoral paulista, sediará o II EcoCine – Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental, evento que reunirá obras audiovisuais de temática ambientalista. “Os filmes, independente de bitolas e duração, discutirão as mais diversificadas questões ambientais. Os debates darão ênfase a questão dos mares, oceanos e – principalmente – da qualidade de vida em sua forma mais ampla”, explica Assunção Hernandes, diretora da Raiz Produções Cinematográficas, uma das organizadoras do evento.

O II EcoCine pretende também estimular a produção independente regional de audiovisual, multiplicando as visões e os olhares sobre a realidade brasileira quanto à preservação da natureza. Abrangendo longas, médias e curtas-metragens, o II EcoCine terá mostras competitivas, informativas e paralelas, com projeções descentralizadas que prometem mobilizar toda a população da região.

As sessões serão no Teatro Municipal de São Sebastião, SindiPetro, Videoteca, nos Bairro São Francisco, Enseada e Boiçucanga e nos hotéis de Camburi e Maresias. Informações: planetatela@uol.com.br

Florestas e água

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos/PE e a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) promovem, nos dias 16 e 17 de agosto, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o III Seminário Florestas e Águas na Rio + 10 -o que precisa acontecer?

Informações e inscrições através dos telefones (81) 3302-1321/3271-8223/3231-5242.

Saneamento

A Faculdade de Engenharia da PUC-RS está com inscrições abertas, até o dia 23 de agosto, para o curso de especialização em Saneamento e Engenharia Ambiental de Obras Civis. Entre os temas que serão abordados estão: gerenciamento de questões ambientais, saneamento básico, sensoriamento remoto, geo-estatística e gestão ambiental. As aulas vão de agosto de 2002 a outubro de 2003, de segundas a quintas-feiras, das 19h30min. às 22h45min. Informações: dec_feng@pucrs.br.

Reutilização da Água

A Associação Paulista dos Antigos Alunos e Estagiários das Escolas Francesas promove no dia 27 de agosto, no Instituto de Engenharia de São Paulo (Av. Dante Pazzanese, 120 – Ibirapuera – São Paulo), um seminário sobre Racionalização e Reutilização da Água. Entre os temas que serão debatidos estão:

Tratamento e reutilização de águas usadas na França: contexto e perspectivas;

Potencial do reuso de água no Brasil;

Tratamentos primários e terciários de esgotos através do procedimento ACTIFLO®;

As experiências francesa e brasileira na busca ao desperdício nas redes urbanas.

Gestores

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento – NIEAD da UFRJ promove a partir de 29 de agosto – com aulas às quintas-feiras – um Curso de Educação Ambiental para Gestores do Meio Ambiente para técnicos do setor público (Secretarias de Meio Ambiente e Educação); técnicos do setor empresarial (Gerência de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental; e responsáveis por programas de EA); técnicos e militantes do Terceiro Setor; educadores e estudantes.

Entre os temas que serão analisados estão: Natureza e Sociedade; Educação e Sociedade; A Inserção da Educação na Gestão Ambiental; A Educação Ambiental na Escola/Comunidade; A Educação Ambiental na Empresa/Comunidade. Informações: niead@ccmn.ufrj.br.

Outros Cursos Previstos:

Economia Ambiental (setembro/2002); Legislação Ambiental, Auditor Ambiental, Contabilidade Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos e Reciclagem de Plástico (outubro/2002); Reciclagem de PET (março/2003); Gestão e Tratamento de Efluentes Industriais (maio/2003).

Leave a Reply

Your email address will not be published.