
Está prevista para a primeira semana de agosto a publicação do edital do processo seletivo simplificado para Analista Censitário. Serão oferecidas 332 vagas que exigem graduação em 18 áreas de conhecimento.Serão oferecidas 332 vagas que exigem graduação em 18 áreas de conhecimento. Para quatro destas áreas haverá vagas em todas as capitais do País. Os candidatos selecionados poderão ser contratados pelo IBGE por até dois anos, para atuar na preparação do Censo de 2010.
O processo seletivo simplificado para Analista Censitário do IBGE oferece 332 vagas (314 de ampla concorrência e 18 destinadas a portadores de necessidades especiais). Para concorrer é necessário ter o curso superior completo em uma das 18 áreas de conhecimento exigidas, que serão detalhadas no edital do concurso, cuja publicação no Diário Oficial da União está prevista para a próxima semana.
As principais formações exigidas serão: Administração, Análise de Sistemas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo e Produção Editorial), Geografia, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Estatística, Letras (Espanhol e Inglês), Pedagogia e Programação Visual. No entanto, candidatos com qualquer curso superior poderão concorrer às vagas de Análise Sócio-econômica, Geoprocessamento ou Métodos Quantitativos.
O processo seletivo simplificado para Analista Censitário está a cargo da Consulplan. As inscrições poderão ser feitas apenas pela Internet www.consulplan.net e custarão R$ 33,00. A abertura das inscrições está prevista para o início de setembro e as provas devem acontecer no início de novembro. O cronograma completo será detalhado no edital. Ao se inscrever, o candidato terá que optar por uma das 18 áreas de conhecimento e pelo município onde pretende trabalhar, de acordo com a disponibilidade de vagas.
A maioria das vagas é para o Rio de Janeiro. Somente as áreas de Análise de Sistemas (suporte à comunicação de redes), Ciências Contábeis, Geoprocessamento e, ainda, Gestão e Infra-estrutura oferecem vagas em todas as 27 capitais do País. Das oito vagas disponíveis para jornalistas, quatro são no Rio de Janeiro e as restantes, em Belo Horizonte, Belém, Recife e Curitiba.
Os Analistas Censitários trabalharão no planejamento do Censo 2010 por um período de até doze meses, prorrogável por, no máximo, mais doze. A remuneração mensal será de R$ 4 mil, além de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário, por 40 horas de trabalho semanais.
Sebrae cadastra consultores
Até 03 de agosto de 2008, o SEBRAE está recebendo inscrições para credenciamento de profissionais (pessoa física e/ou jurídica), para seu cadastro nacional de Instrutores e consultores, que serão chamados para prestar serviços quando houver demanda.
As inscrições deverão ser feitas pelo preenchimento do currículo e do relato de experiência no aplicativo de inscrição, no site www.sebrae.com.br.
Os profissionais que possuam vínculo de dedicação exclusiva em instituições públicas ou privadas devem apresentar declaração autorizativa da empresa, conforme modelo do Anexo VI do Edital.
Entre as 14 áreas de conhecimentos disponíveis estão:
Gestão da Produção e Qualidade: Gestão da qualidade e competitividade: implantação e acompanhamento de programas de gestão da qualidade; implantação dos 5S; indicadores de desempenho e ferramentas da qualidade; desenvolvimento de metodologia de prêmios de qualidade e competitividade; competitividade empresarial; implantação e manutenção de programas de gestão para a competitividade; fatores, estratégias e indicadores de competitividade e produtividade; ferramentas da competitividade; formação de grupos multiplicadores de competitividade; saúde e segurança no trabalho.
Desenvolvimento Territorial: Aglomerações produtivas / Arranjos produtivos locais: desenvolvimento de aglomeração de empresas; governança estabelecida entre lideranças; entidades e empresários locais; arranjos produtivos; clusters; cadeias produtivas; distritos industriais; planejamento estratégico municipal; parceria estado/mercado/sociedade; análise do cenário local; diagnóstico e proposição de soluções; elaboração e monitoramento de projetos; articulação com parceiros locais; análise da cadeia produtiva; análise dos dados secundários; mobilização e gestão de recursos; proposição de políticas públicas para melhoria do ambiente empreendedor; acompanhamento das ações e proposição de melhorias.
Sebrae cadastra consultores II
Outras áreas:
Agronegócios: Gestão de agronegócios: oportunidades de investimento em agronegócios; nichos de mercado; sistemas de produção dos principais setores econômicos; sistemas de logística e comercialização de produtos agropecuários; estudos de cadeias; diagnóstico e viabilidade financeira e mercadológica. Agricultura orgânica: diagnóstico de viabilidade e conversão da propriedade; processos de certificação orgânica; canais de comercialização para produtos orgânicos.
Agroenergia: diagnóstico de viabilidade; processos de produção de oleaginosas e extração de óleo vegetal; processos de aproveitamento de gordura animal; processos de aproveitamento de resíduos (tortas e farelos); canais de comercialização; formas de integração à cadeia produtiva.
Gestão ambiental: Gestão ambiental: sistema de licenciamento ambiental (EIA, RIMA); plano de controle ambiental (PCA); sistema de gestão ambiental (SGA); gerenciamento de resíduos urbanos e rurais orgânicos e inorgânicos; aproveitamento de resíduos sólidos urbanos (coleta seletiva, usinas de triagem, usinas de compostagem); tratamento de efluentes industriais; controle da poluição industrial e doméstica; auditoria e contabilidade ambiental; implantação de programas de gestão e educação ambiental; manejo florestal. Preparação e adequação às normas ambientais: adequação da MPE à legislação ambiental; implementação de programas de certificação; realização de diagnóstico de empresas em relação à legislação ambiental. Conservação de energia e fontes energéticas alternativas: geração de energias alternativas com aproveitamento dos resíduos ou dos recursos naturais; adequação do fator potência; luminotécnica; análise tarifária; co-geração; redução de perdas de calor dos equipamentos/tubulações pela readequação do isolamento térmico; otimização energética de sistemas de geração de vapor, de fornos alimentados por combustíveis fósseis e do sistema elétrico das empresas; utilização de gás natural; utilização de turbinas em pequenos cursos d’água; fontes energéticas alternativas (energia solar, energia eólica e biomassa).
Leave a Reply