
O município de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, terá uma novidade para melhorar a qualidade da água de suas praias. A partir deste mês, será adotado o programa Esgoto Certo, uma parceria da Sabesp com a prefeitura do município, para acabar com os esgotos clandestinos.
O convênio assinado com a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da prefeitura contará ainda, com alunos do curso técnico de edificações da escola estadual Adolpho Berezin de Mongaguá, que vão mapear a cidade.
O programa quer orientar e conscientizar a população sobre a correta utilização da rede coletora de esgotos.Segundo Plínio Montoro Filho, superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp na Baixada Santista, essa conscientização é importante, pois “para existir condições de saneamento adequadas, é importante que as pessoas saibam que a rede coletora de esgotos não pode receber água de chuva, pois ela não é dimensionada para essa finalidade” diz Plínio.
A Sabesp inspecionará as instalações internas dos imóveis, corrigirá os pontos de lançamento de esgotos, orientará e fornecerá material informativo à população. Já a prefeitura, será responsável pela contratação e remuneração de estagiários. Além disso, ela vai oferecer um fiscal habilitado a notificar e multar proprietários em situação irregular.
Para o engenheiro Plínio Montoro Filho “o bom funcionamento das redes coletoras de esgotos, além de contribuir para a balneabilidade das praias, é também um dos itens fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população”.
Leave a Reply