Consumismo e ecoeficiência combinam?

Marcelo Cabeda

A pergunta é: Como está o consumismo na sociedade atual? Onde queremos chegar? O hábito do consumismo tem sido responsável por dar valor que produtos não têm ao mesmo tempo em que se deprecia produtos e serviços importantes para o desenvolvimento humano.

Ele é hoje um ato de mau gosto – fruto da economia de mercado – que ainda necessita ser banido do nosso comportamento, para termos um desenvolvimento social durável. Ele é uma ação contrária à ecoeficiência. Infelizmente ainda estamos muito vulneráveis e influenciáveis pela comunicação, que incentiva ao consumo desenfreado.

Um problema que vem crescendo neste início de século é o de não termos mais o controle gerencial da enorme quantidade de lixo industrial e doméstico que os nossos sistemas de produção e consumo estão gerando. Aumentar a durabilidade dos produtos, para que estes retardem o ciclo de descarte no lixo, tem desde o início muitos inimigos. Estes não apreciam e não entendem a idéia como um todo, pois acreditam que isto reduz as possibilidades de vendas da produção. Entretanto na ótica de aumentar a durabilidade dos produtos, resgata-se uma série de possibilidade de trabalho, ainda mais se o processo for seguidor da filosofia da Qualidade Total. Esta filosofia é também um dos pilares de sustentação da Eco-eficiência. A Qualidade introduz o conceito de que todo o esforço de manter o cliente conquistado será sempre mais econômico do que conquistar um novo cliente.

As empresas que adotam esta ótica ainda sofrem uma concorrência desleal, pois o mercado consumidor, ignorando como o produto ou serviço está estabelecido, ainda aceita aberrações.

Mas está mudando. E o nosso comportamento conduz a esta mudança. Na medida em que nós, segmentos da sociedade, passemos a adotar um comportamento pertinente ao que se entende ser o Consumo Sustentável, produzir bens onde se maximize a durabilidade significará pensar e agir respeitando a nossa vontade. Significará que os produtos fornecidos a nós serão avaliados constantemente quanto à qualidade do funcionamento destes, no ambiente de uso. Significa também que os serviços a nós prestados trarão diretamente em nosso bolso, economia e a possibilidade de emprego profissional para mais pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.