A publicação de portaria da Prefeitura de São Paulo, no último dia 24/01, sobre a obrigatoriedade da neutralização de carbono de qualquer evento realizado nos parques municipais comprova que, além do setor privado, também a esfera pública se dá conta da importância de compensar o planeta das interferências no meio ambiente. Dentro de dois meses, promotores de eventos nos parques municipais deverão apresentar planos de plantio das árvores que farão a Neutralização dos Gases de Efeito-Estufa gerados e emitidos na atmosfera.
Para o presidente da MaxAmbiental, Flávio Brando, o projeto da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente é um referencial muito importante para o país, uma vez que o próprio cidadão está mais consciente sobre o aquecimento global e atento à participação social e ambiental do governo. “Nossas ações pelas próximas décadas poderão amenizar riscos de grandes prejuízos às atividades econômicas e sociais. O mundo precisa neutralizar sua emissão de carbono por meio de medidas eficazes. A partir da neutralização em eventos na cidade de São Paulo serão iniciadas medidas importantes de preservação do meio ambiente”, diz Brando.
Citando um relatório do governo britânico ele diz que se não for controlado o aquecimento global devastará a economia mundial numa escala comparável à das duas Guerras Mundiais e da Grande Depressão. O custo final de uma mudança climática descontrolada ficará entre 5% e 20% do PIB mundial, a cada ano. Ignorar a mudança climática levará, inevitavelmente, a danos ao crescimento econômico. “A situação é extremamente séria, mas se começarmos a reverter esse jogo hoje ainda teremos chances de salvar o planeta”, afirma Brando
Carbono Neutro
A neutralização dos gases acontece na mesma proporção da emissão, o que é comprovado a partir da medição. Essa avaliação das emissões de gás carbônico é feita por meio de ferramenta científica e certificada internacionalmente. A MaxAmbiental faz o levantamento completo das atividades da empresa e nesses cálculos do volume de emissões entram passagens aéreas, lixo produzido, gasto em combustíveis de veículos, energia elétrica, matéria-prima, materiais, transporte, pessoal, entre outros.
A partir da constatação do volume emitido de CO², a empresa realiza a neutralização através da compensação em projetos ambientais. Até o momento, 59 mil toneladas de CO² despejados na atmosfera foram neutralizadas pela MaxAmbiental com o plantio de 28 mil árvores, em parceria com o Projeto Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica.
O Carbono Neutro é um selo que promove o uso da neutralização de carbono como ferramenta adicional de marketing e comunicação institucional, por meio do desenvolvimento de programas dirigidos a públicos de interesse. O selo é um ícone desenvolvido pela MaxAmbiental para a identificação pública dos produtos, serviços, ações, instalações e eventos que tiveram seus volumes de emissões de GEE (Gases de Efeito-Estufa) neutralizados por meio de projetos ambientais reconhecidos e auditados.
Leave a Reply