Sede de saber

Foi comovente ver, durante três dias, um auditório formado por mais 1.000 pessoas acompanhar atentamente as palestras e os debates do I Jornada Brasileira sobre Qualidade da Água, realizada em Porto Alegre, numa promoção da Corsan e apoio de entidades como a OPAS, a ABES-RS, a Aesbe, a Assemae.

Essa sede de conhecimento e informação mostra que o país está crescendo e se desenvolvendo naquele segmento que é fundamental para alicerçar o progresso: os recursos humanos.

A busca da melhoria no trabalho, a troca de experiências e de informações, o apoio mútuo e as parcerias – fundamentais em qualquer área – são ainda mais importantes no saneamento. E isto as entidades têm procurado fomentar cada vez mais.

O que desejamos é que cada vez mais pessoas consigam acesso a essas informações para que os benefícios possam mais rapidamente serem repassados à população.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

Qualidade da água

Muy buena e instructiva página. Comprendo la preocupación ya que en Panamá, tenemos graves problemas de agua en la región central Azuero.

Alberto Ruiz – Panamá

Coagulantes e subprodutos

Os sais de ferro e alumínio, em uso nas ETAs, vêm sendo erradamente tachados de vilões. O uso de sais orgânicos jamais irá proporcionar a formação de trihalometanos ou outra forma de organoclorado, pois como se observa, está se trabalhando com sais Inorgânicos. Além do mais, os coagulantes orgânicos são uma utopia no comércio, pois seu preço é cerca de 1.000 % mais caro que os inorgânicos.

Repassar este preço aos consumidores ….hummmm….não sei não, hein ?!?!?!

E o apelo de que os coagulantes orgânicos geram menos lodo ? Pura enganação, pois Lavoisier garantiu : “…tudo se transforma”, ou seja, não se deve confundir “volume” de lodo com “adensamento” do lodo. Se retiramos 300 mg/L de poluentes, gera-se-a 300 mg/L de lodo, independente do tipo de coagulante.

Atenciosamente.

José Roberto de Souza

Subprodutos

Parabéns pela matéria que trata dos Subprodutos de Desinfecção e a Legislação Brasileira III. Os trihalometanos são realmente preocupantes e ocorrências dos mesmos parecem crescer.

Claudio Chaves – Hidro Filtros do Brasil

Qualidade da água I

Por favor continuem trazendo dados sobre seminários e cursos e de preferência descrevendo o que são tratados nestes eventos pois nem sempre podemos acompanhar tudo que passa nessa área tão empolgante do tratamento de água. Espero que vocês possam trazer dados sobre essa Jornada realizada em Porto Alegre e também em outros locais do país. A Águaonline se tornou leitura obrigatória toda a semana para que quer ficar atualizado sobre água e saneamento. Parabéns a todo a equipe!

Nelson Ayres – MG

Qualidade da água II

Acho que está faltando mais discussão e informação sobre essa nova Portaria e saber como as companhias e principalmente os serviços municipais farão para se adequar às novas exigências. O que me preocupa é que tem muitas cidades que não estão nem obedecendo a Portaria 36. Será que vai haver fiscalização eficiente?

Solange Medeiros – Pernambuco

Incineração

Muito interessante esse Dia Mundial contra a Incineração. Só que ainda é preciso mais debate e informação sobre como fazer para dispor adequadamente resíduos hospitalares, por exemplo. Se acabar a queima, mesmo aquela que é feita obedecendo os padrões ambientais, como vamos nos livrar dos resíduos perigosos?

Maria Marta Guimarães – SP

Leave a Reply

Your email address will not be published.