
Os prêmios Bronze, na categoria mídia impressa do 24o Prêmio Colunistas do Rio Grande do Sul e Prata, para os cartazes da campanha “Esgoto” – do 4º Fórum Mundial de Comunicação Social, são as mais recentes distinções ganhas pelo Ibeasa e Aguaonline em sua parceria com a Agência Novacentro, de Porto Alegre. A campanha chama a atenção para a vinculação estreita entre a qualidade da água dos mananciais e a qualidade da água que abastece a população.
Lixo e esgoto doméstico são hoje os principais problemas que afetam a boa condição dos recursos hídricos do Brasil e nem sempre a população consegue perceber que esta poluição acaba comprometendo as fontes de abastecimento.
Nos últimos anos as companhias de saneamento e os serviços municipais têm dispendido cada vez mais recursos e produtos químicos para poder tratar adequadamente a água de abastecimento. Têm sido frequentes no Rio Grande do Sul os problemas de proliferação de algas exigindo o uso cada vez mais intensivo de carvão ativado, com altos custos e com resultados que ficam aquém do desejável. Uma combinação de fatores, entre os quais está o excesso de matéria orgânica originada pelo despejo de esgotos domésticos sem tratamento em grande parte das cidades gaúchas, proporcionam o ambiente favorável para a proliferação das algas. O resultado é uma água sanitariamente tratada mas com cheiro e sabor inconvenientes. A campanha vem alertando para este problema.
Na edição 2006 do Prêmio Colunistas o diretor de Criação da Novacentro, Marcelo Firpo ganhou também o prêmio de profissional do ano.
Outro prêmio

Os cartazes – “Lixo, Guarda-chuva e Pneu” já haviam sido vencedores também no 30º Salão da Propaganda do Rio Grande do Sul. As peças receberam, ainda, o Prêmio Anuário, outra distinção da propaganda gaúcha.
Alerta para o problema do esgoto
Nos quatro anúncios o enfoque utilizado foi alertar, com base em ações do cotidiano – como tomar chá, suco de frutas ou um drinque – sobre o problema do lixo e do esgoto nos mananciais.

Leave a Reply