Elogio ao TCU

Merecem elogios o levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as condições do Saneamento no Brasil e as recomendações aos governantes sobre a importância de dar atenção a um setor que tem muito a ver com a saúde e a qualidade de vida da população.

Quando um órgão de assessoramento técnico e qualificado como o TCU ressalta que “a crise de água não é conseqüência apenas de fatores climáticos e geográficos, mas principalmente do uso irracional dos recursos hídricos. Isso advém, principalmente da forma como é gerido o recurso, bem como de fatores culturais”, o coro dos alertas fica mais forte.

Segundo o relatório: “ as conclusões do trabalho mais relevantes relacionadas ao problema indicam que:

 a água não é tratada como um bem estratégico;

 falta integração entre política de recursos hídricos e demais políticas públicas;

 a área de saneamento básico apresenta graves problemas;

 a água doce é compreendida como um recurso infinito desprovido de valor econômico,

o que coincide com o que vêm ressaltando há anos as entidades das áreas de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos.

Entre as sugestões feitas pelos especialistas do TCU é importante destacar o trecho em que assinalam que:

“As medidas necessárias para resolver ou minimizar a crise de abastecimento podem ser de curto, de médio e de longo prazos e precisam ser tomadas com relação à gestão dos recursos hídricos, particularmente, nas seguintes áreas: planejamento, regulação, adequação da oferta e da demanda hídrica, saneamento, fiscalização, monitoramento, recuperação e na coordenação das atividades das entidades envolvidas.

E destacam (grifo nosso) que “Essas ações são de responsabilidade dos governos, da iniciativa privada e da comunidade em geral

.

As medidas nessa área devem visar: à consolidação dos Comitês de Bacias, das Agências e dos Planos das Bacias; à adequação do modelo econômico financeiro a um desenvolvimento integral e multi-setorial da bacia hidrográfica; e à integração setorial (saneamento, irrigação, eletrificação, mineração, reflorestamento, criação de áreas de preservação). Sendo necessário: ultimar o Plano Nacional dos Recursos Hídricos; integrar a utilização das águas superficiais e das águas subterrâneas, relacionar as políticas ambientais e a gestão dos recursos hídricos; integrar medidas estruturais (grandes obras) e medidas não estruturais (ações preventivas ou de conservação); materializar a visão sistêmica em ações concretas”.

Oxalá esse alerta tenha mais força e influência para chegar aos ouvidos “moucos” de que já deveria estar decidindo a favor da natureza, da população e do progresso sustentável.

Boa leitura!

Cecy Oliveira- editora

A Vez dos Leitores

Águaonline 1

Gostaria de parabenizá-la pelo seu trabalho e da equipe responsável pela edição da Revista Águaonline. Como coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento do CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte do Estado de São Paulo) e profissional que trabalha com qualidade das águas para consumo humano desde 1988, sinto que a divulgação de Revistas como a Águaonline se tornou uma ferramenta fundamental de informação para aqueles que atuam no setor a mesmo tempo em que sensibiliza a população formadora de opinião para os assuntos relativos à Água. Sugestão: criar um caderno retrospectivo sobre legislação relativa à água. Boa sorte e sucesso.

Denise Maria E. Formaggia – Diretora Técnica do Núcleo Regional de Saúde do Litoral Norte – DIR XXI – engenheira sanitarista –

Aguaonline

Um amigo enviou-me a última edição da revista eletrônica AGUAONLINE. Estou escrevendo-lhe para elogiar seu trabalho e solicitar cadastramento.

Sou jornalista há 21 anos, com uma série de reportagens relacionadas à questão ambiental publicadas em revistas como Manchete, Geográfica Universal e Isto É. Atualmente trabalho na Secretaria de Comunicação da PUC Minas, que oferece dois cursos de graduação em Ciências Biológicas. A revista será de grande utilidade para a área de comunicação da PUC. Certo de sua atenção, apresento meus agradecimentos. Cordialmente,

Ricardo Rodrigues – Secretaria de Comunicação

Mais fotos

Um ótimo site, mas eu acho que deveriam mostrar mais as condições do meio – ambiente, como por exemplo, algumas fotos, só assim poderão conscientizar a todos que é importante a preservação de tudo que envolve o bem-estar do mundo.

Atenciosamente,

Jéssica Thaís de Medeiros

Aguaonline 2

Parabéns pela iniciativa e parabéns a toda a equipe pela qualidade das matérias que são veiculadas.

Domingos Farias

Mais leitores

Aguaonline 3

Parabéns pela iniciativa e obrigada pelo envio da Águaonline. Essa iniciativa é de fundamental importância para enriquecer nossas atividades profissionais. Atenciosamente.

Eliane Thaines Trindade

Gelo em Marte

Parabéns pela matéria. Objetiva e informando o que interessa.

Marcio R Sonza

Trabalho acadêmico

Sou estudante de Engenharia Civil e estou fazendo um trabalho sobre a contaminação da água e o seu reuso, gostaria da ajuda de vocês!! Obrigada.

Cláudia Rodrigues

Leave a Reply

Your email address will not be published.