
A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (CAESB) está em processo de certificação, pela ISO 14001 da Estação de Tratamento de Água (ETA) Descoberto que fornece água tratada para 60% da população do DF – 1.500.000 pessoas. Segundo o presidente da empresa, Fernando Rodrigues Leite, o objetivo é, além de fornecer água de excelente qualidade, não agredir o meio ambiente e evitar o desperdício.
“É um atestado de modernidade, economicidade e rigor técnico do processo”. A certificação engloba desde a captação até a fase final do tratamento. O laboratório da ETA também está sendo certificado pela ISO 9.000.
CAESB está com uma nova razão social. Agora ela se chama Companhia de Saneamento do Distrito Federal, mantendo-se a sigla CAESB. A mudança não é somente de nome mas, também de propósito, permitindo assim a abertura de oportunidade de novos negócios, podendo atuar em qualquer unidade da federação e, até no exterior. Isto abre oportunidade para a CAESB levar seus serviços, por exemplo, às cidades que formam a região do Entorno do Distrito Federal, uma vez que são cidades onde o abastecimento de água e coleta/tratamento de esgotos ainda são muito precários.
O próximo passo será a abertura de seu capital social, onde serão colocadas à venda, 49% de suas ações. Dessas, 51% ficarão com o Governo do Distrito Federal, mantendo, assim o controle acionário da Empresa. Do percentual a ser vendido, 10% das ações serão destinadas aos empregados.
A empresa poderá também atuar nas áreas de águas pluviais, coleta de lixo e prestar serviços além do hidrômetro, ou seja, poderá executar tarefas dentro das unidades residenciais e ou comerciais.
Sistema Descoberto
1. Vazão total produzida: 3.583 l/s
2. Subsistemas integrados: Descoberto, Pedras, Catetinho Baixo, Ponte de Terra, Olho D´Água, Alagado, Crispim.
3. Área atendida: Gama, Taguatinga, Núcleo Bandeirante/SMPW, Ceilândia, Guará II, Samambaia, Santa Maria, recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.

Leave a Reply