Curiosidade sobre o principais lagos do mundo

• O Lago Superior, situado entre Estados Unidos e o Canadá, é o lago de água doce maior do planeta. Este lago mede 563 Km. de longitude, 257 Km. de largura e abarca uma superfície de mais de 82.000 km².

•O Lago Baikal, situado a sudeste da Sibéria, é o lago mais antigo (25 milhões de anos) e mais profundo do planeta (1.700 m). Este lago contém 20% do total das reservas de água doce líquida do mundo e é conhecido como as “Galápagos da Rússia”, pois sua antiguidade e isolamento deram origem a uma das faunas de água doce mais ricas e raras do mundo.

• A bacia do lago Toba, na Indonésia, é a maior do mundo situada em uma cratera vulcânica, com uma superfície de 4.000 Km2.

• A maioria dos lagos de água doce está localizada em grandes altitudes, 50% destes lagos se situa no Canadá.

• Muitos lagos, sobretudo nas regiões áridas, se tornam salgados pela evaporação, que concentra a afluência de sais. O Mar Cáspio, o Mar Morto e o Grande Lago Salgado estão entre os lagos de água salgada mais importantes do mundo.

• O Lago Malawi abriga o maior número de espécies de peixes lacustres do mundo, estimando-se em mais de 500 o número das mesmas, das quais, 90%, são consideradas endêmicas.

• Cerca de 50% dos lagos e represas da Ásia e Pacífico têm problemas de eutrofização, enquanto na Europa 53% dos lagos têm este problema, na África, 28%, na América do Norte, 48% e na América do Sul, 41%.

• O Lago Chad, situado na África Oriental na fronteira entre o Chad, Níger e Camarões, tem sido uma fonte de água doce para os projetos de irrigação destes países. Os mapas traçados a partir de uma série de imagens de satélites mostram uma redução espectacular do tamanho do lago durante os últimos 30 anos. Desde 1963, o tamanho do lago reduziu em 20 vezes seu tamanho original devido tanto às mudanças climáticas como as altas demandas de água destinada à agricultura. Desde 1963, a superfície do Lago Chad diminuiu de 25.000 km² para 1.350 km².

• A estimativa é de que cerca de 30 milhões de pessoas dependem do lago Victoria (localizado entre o Quênia, Tanzânia e Uganda), cujos recursos naturais estão experimentando uma pressão crescente. A população que habita as margens do lago cresceu rapidamente durante o último século, com o incremento sobre a demanda de pescado e produtos agrícolas. A população de peixes autóctones se reduziu depois que, no início do século XX, os colonos europeus introduziram redes de arrasto. Muitos dos peixes autóctones se alimentavam de algas, plantas em processo de decomposição e caracóis portadores de larvas de esquistossomas. Depois de seu desaparecimento, o lago começou a eutrofizar-se, o que tornou a população mais vulneráveis à esquistossomose.

Devido a que a pesca diminuiu, foram introduzidas espécies exóticas, aumentando ainda mais a pressão sobre as espécies de peixes naturais da região. O maior impacto ocorreu com a introdução da perca do Nilo (Lates niloticus) nos anos 60, como base da indústria pesqueira comercial de água doce. Este fato teve repercussões sobre a economia pesqueira local e a distribuição da riqueza na região. A população local, que até então havia obtido do lago as proteínas necessárias, começou a padecer de desnutrição e deficiência proteíca. Ainda que a cada ano sejam exportadas 20.000 toneladas de pescado provenientes desta zona para os mercados europeus e asiáticos, a população local só pode pagar pelas cabeças e os restos dos pescados de onde foi extraída a carne.

Fonte:

Informação extraída das seções “Recursos Hídricos”

http://www.unep.org/vitalwater/02.htm

Dados dos principais lagos e rios do mundo

Maior rio do mundo: Rio Amazonas, no Brasil mede 7.020 km.

Rio mais caudaloso do mundo: Rio Amazonas no Brasil verte no Oceano Atlântico, uma média de 120.000 m³ por segundo. Em épocas de aumento de demanda chega até 200.000 m³ por segundo.

Rio mais largo do mundo: Rio La Plata, na Argentina, com 221,5 km, tomada esta distância entre o cabo San Antonio e Punta del Este. Seus principais afluentes são os rios Paraná e Uruguai (97% do ingresso fluvial), seu caudal é de mais de 22.000 m³/s.

O afluente mais largo do mundo: É o Rio Pilcomayo localizado no Paraguai (1609 km de largura) é um afluente do Rio Paraguai, que por sua vez é afluente do Paraná, que desemboca no Rio da Prata.

Maior lago do mundo: É o Lago Superior, o maior (84.131 km³, profundidade máxima 406 m. e 183 m. de altitude) dos Grandes Lagos e o maior dos lagos de água doce da Terra. Dividido politicamente entre Canadá e EUA. Mary. Louis.

Lago mais profundo do mundo: É o Lago Baikal de água doce que cobre 3100 km² no sudeste da Sibéria, perto da fronteira da Mongólia. Alimentado por 336 rios e drenado somente por um, o Angara, é o que tem maior volume de água doce do mundo. Contém 23.000 km³ tanto como os cinco Grandes Lagos (EUA. e Canadá) juntos. É também o lago mais profundo do mundo, alcançando no pico os 1.940 metros de profundidade.

Lago não navegável de maior altitude do mundo: Lago Chungará, com 4.570 metros sobre o nível do mar, localizado no norte de Chile.

Lago navegável de maior altitude do mundo: Lago Corona del Inca com 5.198 metros em cima da cordilheira. Se encontra na Argentina, no Cráter Corona del Inca. Dentro dele, está o lago navegável mais alto do mundo, o Lago Titicaca se encontra na Bolívia a uma altura de 3.815 metros. Sua profundidade média é de 275 metros.

Maior bacia hidrográfica do mundo: A maior bacia fluvial do mundo é a do Amazonas, no Brasil, que cobre ao redor de 7.045.000 km² e tem aproximadamente 15.000 afluentes e subafluentes. Entre eles se encontra o Madeira, o maior de seus afluentes, com largura de 3.380 km.

Maior glacial do mundo: O maior volume de gelo está concentrado na Antártica, com 28.500.000 km³ em uma superfície de 13.500.000 km².

Área úmida maior do mundo: O Pantanal, no Brasil, tem uma superfície de 138.000 km² que se estendem, fundamentalmente, sobre a margem esquerda do rio Paraguai, no território brasileiro. Os rios tributários correm de Este a Oeste.

Cataratas mais altas: São as de Ángel que estão na Venezuela, no rio Churún, e tem 979 metros de altura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.