
Os jornais Estado de Minas, Correio Braziliense e Jornal do Commércio estão recebendo inscrições para o 4º Prêmio Ouro Azul, que vai reconhecer o mérito das realizações de instituições públicas, privadas, da sociedade civil e de indivíduos e estudantes, com significativa relevância para a conservação e recuperação dos recursos hídricos estaduais.
Podem concorrer trabalhos já concluídos ou em realização, de empresas, organizações não-governamentais, indivíduos e instituições públicas com atuação em qualquer ponto do território de Minas Gerais ou do Distrito Federal, com qualquer origem de capital, porte e setor de atuação, que preencham os requisitos deste regulamento, independentemente de já terem sido premiados por outros certames ou concursos.
No caso de um trabalho ter sido desenvolvido por mais de uma entidade, o mesmo poderá ser inscrito por qualquer uma das partes co-participantes, desde que o candidato proponente assuma a responsabilidade pelo projeto, em nome dos demais.
São elegíveis todas as realizações com significativa relevância para a conservação dos recursos hídricos estaduais, incluindo desenvolvimento de tecnologia e ação social.
Na categoria Estudante, podem concorrer projetos idealizados com vistas à recuperação ou conservação dos recursos hídricos, com proposta de implantação em qualquer município ou comunidade de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro.
Para esta categoria somente serão considerados trabalhos conceituais, que ainda não tenham sido aplicados na prática, mas com viabilidade de aplicação. Estes trabalhos deverão ser inscritos pela entidade estudantil, ou com o aval da mesma por meio de declaração, podendo esta ser pública ou privada, tendo como única exigência a entidade estar situada dentro do território de Minas Gerais, do Distrito Federal ou do Rio de Janeiro. Devem ser indicados na ficha de inscrição, além do(s) alunos idealizadores, o nome do professor orientador do projeto, como responsável pelo trabalho e pela instituição (veja detalhamento no ítem categoria).
Para elegibilidade e classificação serão considerados os seguintes critérios:
– mobilização social;
– motivação e sensibilização;
– efeito multiplicador;
– resultados obtidos na conservação dos recursos hídricos.
A descrição dos trabalhos deverá obrigatoriamente abordar um destes itens.
Na categoria Empresa poderão se inscrever empresas públicas ou privadas.
Esta categoria premiará realizações com vistas a utilização racional dos recursos hídricos, tais como processos e programas de redução de consumo e uso eficiente do recurso, reciclagem e controle da poluição de águas, desenvolvimento de novas tecnologias visando à conservação dos recursos hídricos etc.
Para elegibilidade e classificação serão considerados os seguintes critérios:
– inovação;
– engajamento dos funcionários ou usuários;
– potencial multiplicador;
– resultados obtidos na conservação dos recursos hídricos, especialmente na redução do consumo, aumento da disponibilidade ou redução da poluição;
– retorno comunitário.
A descrição dos trabalhos deverá obrigatoriamente abordar um destes itens.
A categoria estudante será dividida em dois níveis:
1 – ESTUDANTE NÍVEL MÉDIO (2º grau) e TÉCNICO
2 – ESTUDANTE NÍVEL SUPERIOR
Esta categoria premiará projetos conceituais, que visem à recuperação e/ou conservação dos recursos hídricos, tais como programas de educação ambiental, programas de eficiência de uso e gestão compartilhada (comunitária ou empresarial), programas de redução de consumo e do uso racional, reciclagem e controle da poluição das águas, desenvolvimento de novas tecnologias visando à recuperação e manutenção dos recursos hídricos etc.
Para elegibilidade e classificação serão considerados os seguintes critérios:
– motivação e sensibilização;
– engajamento social;
– potencial multiplicador;
– ser passível de implantação ou aplicação prática;
– Resultados esperados no uso e na conservação dos recursos hídricos.
Premiação
Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão formada por representantes dos jornais Estado de Minas, Correio Braziliense, Jornal do Commércio e de Furnas Centrais Elétricas, por entidades ligadas à defesa do meio ambiente e por especialistas da área de meio ambiente e recursos hídricos, cabendo a esta comissão destacar como finalistas para as categorias COMUNIDADE e EMPRESA, os 5 (cinco) melhores trabalhos, e para a categoria ESTUDANTE, os 3 (três) melhores projetos, sendo indicados 3 (três) para o nível Médio (2º grau) e Técnico e 3 (três) para o nível Superior.
Estes trabalhos, além de premiados, serão apresentados em forma de resumo em um caderno especial nos jornais Estado de Minas, Correio Braziliense e Jornal do Commércio e catalogados na Internet, sendo então escolhido um vencedor em cada categoria e/ou em cada nível, no caso da categoria ESTUDANTE.
O primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias COMUNIDADE e EMPRESA receberão 1 troféu cada; o quarto e quinto lugares, diploma de participação. Na categoria ESTUDANTE, somente o 1º lugar no Nível Médio – Técnico e 1º lugar no nível Superior receberão 1 troféu cada; o segundo e terceiro lugares nos dois níveis, receberão diplomas de participação. Receberão troféu também, em nome das instituições de ensino, os professores orientadores dos projetos vencedores no nível Médio – Técnico e nível Superior.
Cada projeto vencedor, sem exceção, receberá um troféu e um certificado. Somente na CATEGORIA ESTUDANTE, caso sejam vários alunos idealizadores do trabalho e desde que os nomes constem na ficha de inscrição, o certificado será individual.
A entrega dos prêmios será feita em cerimônia a ser realizada em Belo Horizonte – MG até o dia 31 de agosto de 2005, onde será exigida a presença dos responsáveis pela inscrição dos trabalhos finalistas.
A inscrição dos trabalhos deverá ser feita por meio do envio de 2 (duas) vias de igual teor de um relatório impresso, contendo, na primeira página, a ficha de inscrição, seguida de:
– resumo, com no máximo 20 linhas, fonte arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples e página formato A4;
– descrição do trabalho, com no máximo 10 (dez) páginas, fonte arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples e página no formato A4, contendo, obrigatoriamente, a descrição de cada um dos critérios de avaliação indicados nas categorias.
As inscrições deverão ser enviadas para o jornal Estado de Minas, aos cuidados de Vércia Oliveira, avenida Getúlio Vargas, nº 291, 5º andar, bairro Funcionários, CEP 30112-020, Belo Horizonte, Minas Gerais.
As inscrições serão recebidas até o dia 08 de julho de 2005.
Leave a Reply