
Os mais de 800 participantes do 4º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que estiveram reunidos por cinco dias em Balneário Camboriú (SC), deram uma eloqüente demonstração de que o exército dos que lutam pela preservação das águas está engrossando suas fileiras. E entendem que o trabalho de mobilização está apenas começando.
De todos os temas em debate um deles despertou a atenção e manteve uma platéia atenta por mais de quatro horas: a comunicação e a educação ambiental! Essa duas vertentes têm papel decisiva na formação e informação das novas gerações. Mas é principalmente na conscientização da geração atual, crescida “no berço esplêndido” da gastança dos recursos naturais, que precisam se esmerar.
A realidade hoje é outra e o planeta inteiro está despertando para uma realidade cruel – e que pode se agravar ainda mais em alguns países – de um stress hídrico que vai chegando devagarinho mesmo em continentes como a América Latina.
Menos mal que a percepção dessa realidade também vem avançando. E a imprensa e os educadores se preparam para dar sua contribuição. Difundir informações e orientar são obrigações primordiais dos meios de comunicação por seu caráter de serviço público. Para nós, da Águaonline, esse é um compromisso que esperamos, com a ajuda de nossa legião de leitores continuar cumprindo.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Nova técnica
Ao iniciar a leitura do artigo, pensei que a rapidez fosse beneficiar a população ou a pessoa infectada, pois a rapidez da identificação da bactéria favoreceria ao diagnóstico mais precocemente evitando com isto demora no tratamento. E, não com relação aos ataques terroristas apenas. Que pena, ser noticiado desta forma!
Marli Timotheo
Lixo tóxico
Gostaria de saber se o responsável pelo recolhimento e despacho final do lixo recolhido na Grande São Paulo não pensa em tomar este tipo de atitude também. Queria também observar o quanto é grande a consciência ambiental da Região Sul.
Matilde – SP
Águas minerais
Sou perito criminal, faço perícias de todos os tipos inclusive na área de crimes ambientais, e atualmente estou terminando um curso de pós-graduação “Perito em Meio Ambiente” pela Universidade Salesiana de Lorena/SP, e gostaria de receber informações sobre os problemas decorrentes da exploração desregrada da água mineral, pois tenho que entregar um trabalho sobre este tema.
Rogério Ribeiro
Araucárias em perigo
Acho ótima a revista e gostei muito desta matéria. Queria saber onde posso encontrar mudas de árvores nativas para plantar em minha propriedade. Queria mudas de pau-brasil, ipê, jatobá, aroeira, etc.
Irrigação de hortaliças
Gostaria de parabenizá-los, pelas excelentes reportagens que vocês têm feito. Queria que me enviassem um e-mail sobre qualidade de água para irrigação de hortaliça que são consumidas cruas, e uma interpretação da legislação do CONAMA que trata do assunto, pois tenho lido trabalho que interpretam de maneira diferente a presença de coliformes fecais, alguns dizem que não é permitido outro até 200 e outros baseados na OMS, de 1989 até 1000. Espero ser atendida pois esta informação é de suma importância para meu trabalho de mestrado.
Rosana Marques
Eutrofização
Faço curso de pós-graduação em Saneamento e Meio Ambiente e no módulo de Poluição da Águas, temos de desenvolver trabalho sobre a eutrofização de lagos. Gostaria de saber como posso navegar no site na procura e se tem algum endereço eletrônico que contenha informações sobre o assunto.
Eduardo Rigotto
Leave a Reply