Fiergs lança anuário e pesquisa sobre indicadores ambientais

O cientista Jefferson Cardia Simões será o palestrante no lançamento da segunda edição do Anuário RSustentável, do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), dia 22 de março, a partir das 14h. A data também marca o Dia Mundial da Água e Simões, que foi o primeiro brasileiro a atravessar a Antártida via terrestre, falará sobre as mudanças climáticas e as águas do mundo.

Nesta edição, o anuário apresentará uma pesquisa com indicadores ambientais do Rio Grande do Sul. No seu lançamento, serão homenageadas as empresas que alcançaram os melhores índices nestes indicadores.

Jefferson Simões, de 46 anos, é professor no curso de pós-graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o principal explorador e cientista polar brasileiro. Ao longo de uma carreira de 20 anos, realizou 13 expedições à Antártida e duas ao Ártico. Durante este período, viveu mais de 20 meses em geleiras. Foi o primeiro brasileiro a obter um Ph.D em Glaciologia, em 1990, pelo Instituto de Pesquisas Polares da Universidade de Cambridge. Hoje, é um dos líderes do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Simões tornou-se o primeiro brasileiro a atravessar o manto de gelo antártico e a atingir o Pólo Sul Geográfico (90 graus Sul) por terra. O feito, realizado no âmbito da travessia científica chileno-brasileira da Antártida (a primeira por países latino-americanos), percorreu no total 1.140 quilômetros em 16 dias a partir da estação polar chilena, em Patriot Hills. Durante a travessia, o grupo formado por 12 chilenos e Simões navegou sobre gelo com até três mil metros de espessura, muitas vezes sobre enormes fendas. A temperatura enfrentada atingiu 33,4 graus centígrados negativos, e a sensação térmica caiu a menos de 52 graus centígrados.

Simões ressalta que o Pólo Sul Geográfico está a 3.116 quilômetros ao sul da Estação Brasileira Antártica Comandante Ferraz. O grande objetivo da expedição, explica ele, foi avançar na investigação do papel da Antártida nas mudanças ambientais globais, principalmente no controle do clima da América do Sul.

Simões perfurou vários poços no gelo antártico para coletar amostras da neve que caiu ao longo dos últimos 400 anos. As pesquisas desta travessia fazem parte do International Trans-Antarctic Scientific Expeditions (ITASE) do Comitê Científico Internacional sobre Pesquisas Antárticas (SCAR), apoiadas pelo Programa das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

Vitrine 1

Metering

O terceiro congresso anual Medição, Faturamento, CRM/CIS América Latina 2005 irá acontecer de 3 a 5 de agosto de 2005 em São Paulo, Brasil. O evento será precedido pela abertura da Semana de Pré-Pagamento Latino Americana (LAPW) que acontecerá de 1o a 5 de agosto de 2005.

Informações:

Vitrine 2

Maratona das Águas

Conheça os detalhes desse evento do qual a Aguaonline participa como apoiadora:

Data: 20 de março de 2005.

Largada: Jardim Público de Amparo (ao lado do Floresta Atlético Clube).

Horário da largada: 07:00 h.

Chegada: Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia

Informações:

Leave a Reply

Your email address will not be published.