Projeto do Aqüífero Guarani recebe propostas de capacitação

Estão disponíveis no site do Projeto –“ Aqüífero Guarani as bases para a apresentação de postulações às modalidades previstas neste Programa de Capacitação do Projeto Aqüífero Guarani:

Oficinas;

Consultorias de Curto Prazo;

Cursos de Capacitação Específicos;

Estágios de Treinamento, de Intercâmbio e na Secretaria-Geral;

e atividades de capacitação das equipes de coordenação do projeto.

As candidaturas às distintas modalidades de capacitação para o presente ano de 2005 serão recebidas até o dia 15 de março. Os candidatos ao programa de capacitação deverão apresentar os documentos específicos para as distintas modalidades do Programa de Capacitação de acordo com as instruções disponíveis no endereço web.

Entre os objetivos do programa estão:

Workshops (2005 – 2006)Troca de experiências sobre diferentes tópicos, entre a equipe das Instituições participantes do projeto2, nivelar os conhecimentos entre elas com o objetivo de optimizar a gestão dos recursos hídricos da região em todos os aspectos enunciados como objetivo do programa.

Consultorias de curto prazo (2006)

Solucionar problemas pontuais de gestão que se apresentarem nas instituições participantes,que requeiram a participação de especialistas de alto nível e que puderem ser solucionados em curto prazo.

Estágio de Intercâmbio (2005 – 2006)

Propiciar a cooperação horizontal recíproca entre IGRH ou entre IPS, como forma de trocar conhecimentos e práticas de gestão em áreas complementares que cada uma delas possui como fortaleza e debilidade cruzadas.

Estágios deTreinamento (2005 – 2006)

Propiciar a transferência de conhecimentos e/ou tecnologias por parte das empresas adjudicadas nas licitações do Projeto Sistema Aqüífero Guarani e as Instituições envolvidas no Projeto, através de estágios de treinamento para os beneficiários nessas empresas.

Estágios na SG-SAG (2005-2006)

Propiciar a transferência de conhecimentos e/ou tecnologias entre a SG-SAG e as IGRH e Instituições de Gestão Local em assuntos ou áreas de trabalho predefinidas.

Cursos de capacitação específicos (2005 – 2006)

Cobrir as necessidades de treinamento dos recursos humanos das instituições participantes do projeto através de cursos que puderem ser determinados tanto pelos próprios atores da rede SAG quanto pelo organismo coordenador e pelo desenho de cursos ajustados às reais necessidades identificadas.

Atividades destinadas aos níveis de Coordenações Nacionais e Staff da SGP (2005-2006).

Cobrir as necessidades de coordenação e treinamento das coordenações nacionais e o Staff da SG-SAG com motivo de fortalecer o conhecimento e aplicação dos diferentes instrumentos de gestão do projeto.

Regras gerais

Workshops (2005 – 2006)

Os seminários serão desenvolvidos de forma periódica, durante três anos (2005 – 2006), com um máximo de 8 eventos e são destinados à equipe permanente ou contratada das instituições participantes do projeto (IGRH, IPS ou Instituições da Administração Pública dos quatro países).

Os Workshops serão realizados anualmente entre os meses de março e outubro, deixando livre os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Serão desenvolvidos, no máximo, quatro eventos por ano.

Como possíveis temas a serem desenvolvidos nos Workshop foram propostos:

# Ferramentas de trabalho de gestão de recursos hídricos

# Outorga de licenças

# Gestão de águas subterrâneas para os diferentes usos

# Planos de bacia

# Administração dos ingressos gerados pela gestão dos recursos hídricos

# Classificação de Cursos de Água e Aqüíferos

# Planos Diretores de Recursos Hídricos

# Planos de Bacias

# Fiscalização e Controle

# Sistemas de Informação Geográfica

# Redes de Monitoramento (incluindo redes meteorológicas)

# Legislação

# Gestão das águas subterrâneas para os diferentes usos.

Boticário

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza está com inscrições abertas para o primeiro edital de 2005 do Programa de Incentivo à Conservação da Natureza.

Até 31 de março, a organização estará recebendo as propostas que podem se concentrar nas seguintes áreas: criação, implantação e manutenção de unidades de conservação; pesquisa e proteção de espécies e populações importantes ou sob risco, assim como de seus habitats; estímulo à criação, implantação e manutenção de áreas verdes e arborização urbana; recuperação de ecossistemas alterados ou degradados; publicação de materiais e realização de eventos relacionados à conservação da natureza.

Nesta etapa, podem participar do processo de seleção organizações não-governamentais e governamentais, estas por meio de suas fundações ou institutos. A divulgação dos selecionados será feita em julho e o repasse dos recursos começa ainda no segundo semestre deste ano. O formulário de inscrição está disponível no site da Fundação O Boticário: Boticario.

Campanha voluntária

Sensibilizada com a preocupante destruição do meio ambiente, a SNBBnovagência está empenhada em alertar a opinião pública sobre os perigos da poluição das águas dos oceanos. Para colocar em prática o seu trabalho voluntário, a agência de publicidade produziu um cartaz especial de dupla-face contendo dados sobre a poluição nos oceanos, e a forma devastadora que ela os afeta. O objetivo principal é sensibilizar a mídia e a população, para evitar que futuros desastres ecológicos aconteçam.

Segundo dados oficiais, 2 milhões de aves e cerca de 100 mil mamíferos marinhos são vítimas fatais do plástico despejado nos mares, anualmente. Uma rede de náilon, por exemplo, pode demorar até 600 anos para se decompor, enquanto uma lata de alumínio, demora cerca de 200 anos para se deteriorar.

A SNBBnovagência tem se destacado por campanhas que ligam o nome do cliente à responsabilidade social. Um novo slogan, “Uma agência que pensa e faz pensar”, foi criado com base em suas atividades de responsabilidade social.

Leave a Reply

Your email address will not be published.