Curso ensina manejo de Unidades de Conservação

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (FBPN) promove, de 23 a 29 de setembro um curso de Administração e Manejo de Unidade de Conservação, na Reserva Natural Salto Morato (RNSM), da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza FBPN), considerada uma área modelo no Brasil em termos de administração e manejo. Este curso visa proporcionar aos participantes subsídios teóricos e práticos para selecionar áreas para proteção, definir categorias de manejo, planejar e manejar unidades de conservação, totalizando 40 horas aulas.

O número de vagas ofertadas é limitado a 24 participantes; os candidatos serão selecionados através de seus currículos, seguindo critérios da comissão nomeada especialmente para este fim.

Para se candidatar a uma das vagas o interessado deve obrigatoriamente ser técnico de nível médio ou superior, que atue diretamente no planejamento, manejo e administração de unidades de conservação no Brasil. O interessado deve enviar via fax (0**41 382-4179) ou SEDEX (para Fundação O Boticário de Proteção à Natureza / Centro de Capacitação Técnica / Reserva Natural Salto Morato. Curso de Avaliação de

Biodiversidade. Endereço: Av. Rui Barbosa, 3.450, São José dos Pinhais –

PR. CEP 83.065-260), carta da instituição à qual está ligado, indicando-o para participar do curso e liberando-o das suas atividades durante a realização do evento, e Curriculum vitae resumido.

A data limite para enviar a inscrição completa é 12 de setembro de 2001 (fax, e-mail ou SEDEX). Informações adicionais: www.fbpn.org.br.

Gestão ambiental

A Universidade Estácio de Sá, em seu campus de Juiz de Fora, está com inscrições abertas para seu curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, com duração de 14 meses, de set/2001 a nov/2002, com início de 29 de setembro.

Entre os objetivos do cursos estão: proporcionar aos participantes complementação de sua formação, preparando-os para participarem de equipe multidisciplinar na gestão e controle da qualidade do meio ambiente, exercendo funções relativas á área de gestão ambiental, além de desenvolver estudos, planejar e gerenciar programas de controle da qualidade do meio ambiente; motivar o trabalho de pesquisa, para a produção de material informativo sobre Gestão Ambiental, além da sistematização e divulgação de sua experiência profissional e instrumentalizar teórica e metodologicamente os participantes para a pesquisa e habilitar para o ensino superior.

No programa: Legislação Ambiental – 60 h/a; Estudos e Projetos Ambientais – 60 h/a; Sistemas de Gestão Ambiental – 80 h/a; Gestão Ambiental Aplicada à Administração Pública Municipal – 20 h/a; Estruturas de Apoio ao Gerenciamento Ambiental – 20 h/a; Gestão Integrada – 20 h/a; Gestão da Qualidade Ambiental -60 h/a; Metodologia da Pesquisa Científica -40 h/a; Didática do Ensino Superior -60 h/a; Seminário sobre Gestão Ambiental -20 h/ª . Informações e Inscrições: Universidade Estácio de Sá, Campus Juiz de fora Shopping Alameda Mall Rua Morais e Castro, 300/2º piso Alto dos Passos, Juiz de Fora, Minas Gerais.Telefones: 32 3218-2113 e 3218-6307

Justiça ambiental

Entre 24 e 27 de setembro a Universidade Federal Fluminense – em conjunto com a Fase, Brasil Sustentável e Democrático, UFRJ/IPPUR, CUT/CNMA, Fiocruz/ ENSP/ CESTEH, realizarão, patrocinado pela Fundação Ford e pela FAPERJ, o Colóquio Internacional sobre Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania.

O evento será no Auditório do ICHF da UFF, manhã e tarde. Virão participar Adeline e Murray Levine, sobre a experiência de Love Canal, Robert Bullard, sobre a organização do movimento negro nos EUA a respeito dos depósitos de resíduos tóxicos, David Camacho sobre injustiça ambiental com os chicanos nos EUA, os pesquisadores K.Gould, Timmons Roberts.

As mesas do evento têm os seguintes temas: Justiça Ambiental, enfoques teóricos e implicações políticas; Justiça Ambiental, militância, campanhas e ações de cidadania; casos de injustiça ambiental no Brasil e na América Latina; Trabalho e Justiça Ambiental, a experiência dos sindicatos; Justiça Ambiental e Projetos Políticos; Plenária para a discussão de uma agenda e de parcerias nacionais e internacionais para ações conjuntas. Haverá tradução simultânea.

No dia 28, em prosseguimento, acontecerá, no auditório da Faculdade de Direito da UFF, uma Jornada sobre Direito Ambiental, coordenada pelo Prof. Wilson Madeira Filho. Este evento tem por objetivos a proposta de uma agenda de ação, de parcerias de pesquisa e de ativismo e de uma rede. Maiores detalhes e inscrições através de: seleneh@nitnet.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.