A Oracle Corporation fará uma doação de serviços de suporte e software no valor de cerca de US$ 3 milhões à União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). A doação é destinada a amparar comunidades mundiais de preservação ambientais e científicas e tornar viável o desenvolvimento do Species Information Service (SIS, ou Serviço de Informação das Espécies),
O SIS é um sistema de gestão do conhecimento criado por iniciativa da UICN e sua Comissão de Sobrevivência das Espécies, que desenvolve produtos científicos como a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção.
“Com a doação da Oracle, o SIS passa a ter o suporte técnico e os softwares necessários para alcançar seu pleno potencial de qualidade de um serviço/sistema mundial de gestão do conhecimento sobre a preservação do meio ambiente”, afirmou Achim Steiner, diretor geral da UICN.
“A Oracle e a UICN acreditam que a implantação bem-sucedida de um dos mais recentes sistemas de gestão de informações e de conhecimento representa um marco importante para as comunidades mundiais de preservação e do meio ambiente”, declarou Juan Rada, vice-presidente sênior de Setores Econômicos da Oracle. “Nossos esforços conjuntos nos permitirão mudar o alcance da preservação mundial, pois vamos permitir o acesso das mesmas informações científicas idôneas a ambientalistas, conservacionistas, tomadores de decisões e cientistas em nível mundial, em um único formato fácil de usar”, resume ele.
A doação da Oracle inclui licenças de software e suporte técnico para a família de produtos Oracle 10g. A UICN usará os produtos Oracle 10g para criar uma plataforma básica de compartilhamento e gestão de informações para o sistema SIS. Esta iniciativa inclui uma ferramenta de informações e gerenciamento de dados científicos diários para os oito mil especialistas do SSC em 180 países. Vale ressaltar que o SSC é a maior rede de conhecimento do mundo na área de preservação de espécies e biodiversidade.
A tecnologia Oracle a ser usada é uma ferramenta de suporte a decisões sobre biodiversidade e preservação que pode ser acessada no mundo todo e oferece as mais recentes informações científicas sobre as espécies e seus habitats.
A Oracle também oferecerá softwares e o respectivo suporte técnico ao sistema de gestão do conhecimento da UICN, que apóia a comunidade de preservação mundial oferecendo uma ampla variedade de informações, como áreas protegidas, gestão de ecossistemas, legislação ambiental e práticas de gestão de recursos naturais.
Sobre a UICN
Criada em 1948, a União Internacional para Conservação da Natureza congrega 79 países, 114 órgãos governamentais, mais de 800 ONGs e cerca de dez mil cientistas e especialistas de 181 países em uma parceria mundial exclusiva.
A missão da UICN é influenciar, incentivar e ajudar as sociedades do mundo todo a preservar a integridade e a diversidade da natureza e garantir que quaisquer formas de uso dos recursos naturais sejam equilibradas, justas e ecologicamente sustentáveis.
A UICN é a maior rede mundial de conhecimento do meio ambiente e ajuda mais de 75 países a preparar e implementar estratégias de preservação e biodiversidade em nível nacional. A UICN é uma organização multicultural e multilíngüe que tem mil funcionários localizados em 42 países.
A matriz fica em Gland, Suíça. Mais informações estão disponíveis no site http://www.iucn.org ou pelo e-mail press@iucn.org.
Leave a Reply