
“O satélite Aqua, lançado no último dia 4 de maio, pela Nasa, vai observar os oceanos da Terra, a atmosfera, o solo, o gelo, a neve e a vegetação”, anunciou Claire Parkinson, encarregada do programa científico do satélite do centro de vôos espaciais Goddard, da Nasa, em Greenbelt, Maryland. Ghassem Asrar, diretor adjunto da Nasa para o programa “Earth Science Enterprise”, afirmou que o satélite “permitirá que as agências de controle do clima preparem no futuro previsões meteorológicas mais precisas”. A partir de agosto o satélite iniciará uma missão científica de seis anos para estudar o ciclo global da água.
Os cientistas indicaram que o satélite Aqua EOS ajudará a determinar a quantidade e velocidade do ciclo global da água na atmosfera, terra e oceanos. Além disso, contribuirá para o estudo do ciclo hidrológico, responsável pelos efeitos de evaporação e precipitação no planeta.
Depois do lançamento, uma vez que alcance sua órbita planejada – em torno dos pólos – o satélite ficará estacionado a uns 705 quilômetros da Terra, de onde fará as medições programadas. No total, transporta seis instrumentos de grande precisão destinados a medir umidade e evaporação, volume das massas de água, espessura das calotas de gelo e de neve e outros parâmetros que influem na climatologia.
Parâmetros
O equipamento, de quase três toneladas de peso e 4,8 metros de envergadura, foi lançado ao espaço da base da Força Aérea de Vanderberg, na Califórnia. O satélite Aqua EOS – iniciais em inglês de Sistemas de Observação da Terra – está dotado de seis sistemas diferentes, de tecnologia avançada, para medir parâmetros climáticos e meteorológicos.
Ciências da Terra
O programa Earth Science Enterprise da Nasa é uma pesquisa de longo prazo dedicada a entender e proteger a Terra.
Para mais informações visite:
http://eos-pm.gsfc.nasa.gov
Leave a Reply