Horta Viva

Um excelente site com informação, dicas e orientações sobre o uso das hortas para a educação ambiental está em: www.hortaviva.com.br. Esta é a apresentação do espaço: “O site Hortaviva é fruto do projeto “Horta Escolar numa Perspectiva de Educação Ambiental” que está completando 20 anos de existência, e que vem sendo implantado de forma sistematizada em algumas escolas de boas referências no Rio de Janeiro. Durante este tempo, venho construindo e desenvolvendo na prática uma nova proposta metodológica para Educação Ambiental.

Muitas ações vêm sendo criadas e desenvolvidas ao longo destes 20 anos, e em algumas vezes de forma pioneira, como é o caso da primeira experiência de coleta seletiva de lixo em escolas no Rio de Janeiro, iniciada em 1990.

Como é crescente a demanda por informações sobre este trabalho, afinal foram diversas palestras, participações em congressos e seminários, e muitos cursos de formação contínua para professores, este site está disponibilizando às pessoas ligadas às questões sócio-ambientais, uma série de ações que as possibilitem o desenvolvimento da Educação Ambiental tendo como referência a lei federal no 9.795, em vigor desde abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil”.

Vejam também o trecho sobre sementes:

“Desde os primeiros anos escolares, os alunos entram em contato com as sementes através do invariavelmente velho feijãozinho no algodão com água para provar sua germinação. Mas, muitas vezes, são experiências complexas dependendo da série, e em alguns casos até frustrante para o professor, quando apodrece e com o mal cheiro, vai tudo para o lixo. Semente é vida, é alimento. Existem diversos tipos e os alunos adoram coletar, observar e fazer experiências com elas. Trabalhar com sementes possibilita ao aluno realizar várias descobertas científicas como: sua energia vital, seu valor nutritivo, como e por que acontece a germinação entre outras. O professor pode ampliar para as questões sócio-ambientais como a desnutrição, alimentação saudável e até mesmo o problema da fome no mundo”.

DoençasXÁgua

Uma boa dica para quem procura informações, em inglês, sobre a relação águaX doenças é o site que pode ser localizado em poseidon.aomc.org. É praticamente um guia de referência que relaciona mais de 200 sites onde podem ser encontradas informações acessíveis e muito úteis sobre esse assunto. Veja alguns dos focos: Basics of Water Safety and Protection; Evaluation and Management of Disease Resulting from Waterborne Pathogens; Evaluation and Management of Disease Resulting from Chemical Contaminants; Evaluation and Management of Water-related Disease in Susceptible Populations and Risk Communication.

Leave a Reply

Your email address will not be published.