É hora do benchmarking

No dia 17 de agosto será divulgada a classificação dos cases vencedores do 2o. Benchmarking Ambiental Brasileiro. Concorrem ao prêmio mais de 30 empresas de todo o Brasil apresentando soluções utilizadas com sucesso nas diversas atividades realizadas na área de gestão ambiental. Os cases vencedores disponibilizam o conhecimento e know -how para empresas e a comunidade fazendo com que a troca de informações possa ser utilizada sem custo, propiciando a difusão do case para empresas e interessados em geral que estejam a procura da mesma solução.

O prêmio teve inicio no ano de 2003 após uma pesquisa realizada com aproximadamente 300 empresas. A aceitação foi surpreendente, 89%. A partir desse resultado, ficou clara a importância da utilização da ferramenta Benchmarking ambiental corporativo e a idéia da criação do prêmio.

Concorrem ao prêmio cases de reconhecidas empresas tais como: Ciba, Ache, Ambev, Sadia, Unimed, Senac, Ford, Givaudan, Faber Castell, Senai, entre outras. A Comissão Técnica é multidisciplinar e representante de entidades associativas de setores diferenciados da economia (sindicatos profissionais e patronais, centros de qualidade, fundações, governo, etc.) que avaliam individualmente os quesitos. Isto assegura a opinião da maioria representante da sociedade e impede a visão unilateral da questão ambiental. Toda ação empresarial (institucional) que tenha contribuído com a questão ambiental do país pode participar.

Com o objetivo de facilitar e viabilizar a inscrição dos cases, a organização do prêmio, a Mais Projetos e a Micr Consultoria e Treinamento Empresarial, elaboraram 6 quesitos básicos que são disponibilizados on line. Essa ação facilita a motivação do profissional que detém o conhecimento na empresa, mas muitas vezes tem dificuldade para organizar e reunir os dados necessários. Na edição 2003, foram aproximadamente 35 inscritos e 14 “cases vencedores” de 7 estados do país e dos 3 setores da economia, além de vários ramos de atividade e porte. Ficou claro que praticar “gestão ambiental com excelência” independe do porte e/ou ramo de atividade, e sim de “posicionamento e atitude” da empresa/instituição.

Acesse o arquivo abaixo para ver um resumo dos cases concorrentes.

Transmissão ao vivo

O XV Encontro Técnico AESABESP será realizado em São Paulo – SP, nos dias 30/08, 31/08 e 01/09.

Site Oficial do evento: www.aesabesp.com.br

Através de tecnologia de última geração (Vídeo Conferência e Streaming) serão transmitidas as palestras do encontro ao vivo via internet. Serão 06 auditórios que estarão realizando palestras simultâneas. Este evento será transmitido em sistema pay-per-view para número de vagas limitadas. O valor para assistir 03 dias de palestras é de R$300,00. O interessado deverá escolher somente 01 auditório para assistir durante os 03 dias de evento.

Prazo para confirmação: 20/08/2004

Data de pagamento: 23/08/2004

Maiores informações: Tel.(11) 33992864

Cel (11)98206248. servicos@tratamentodeagua.com.br

Cursos on line

A instantaneidade e expansão de uso da Internet na área de Saneamento Ambiental, onde 99% dos profissionais utilizam o computador como principal ferramenta de trabalho, ganha agora mais um instrumento de capacitação com os cursos online.

Utilizando as vantagens dos meios audiovisuais com a flexibidade proporcionada pela possibilidade de escolha do horário para “assistir” às aulas os cursos estão despertando a atenção de uma grande gama de profissionais.

Foram essas características que fizeram com que a Revista Digital Aguaonline e o portal Tratamento de Água resolvessem selar uma parceria para a divulgação e realização conjunta de cursos direcionados às áreas de Saneamento e Meio Ambiente. Além disso, os leitores que integrarem o Clube de Amigos da Aguaonline, já serão beneficiados com descontos na inscrição.

Em agosto e setembro já estarão sendo realizados os cursos de Tratamento de Águas Industriais – Geração de Vapor e Resfriamento e Projeto de Sistemas Anaeróbios de Tratamento de Esgotos Sanitários.

Leave a Reply

Your email address will not be published.