Água pode prevenir ataque cardíaco

Dra. Chan:água reduz 50% do risco de ataque

Em 1999, aproximadamente 530.000 pessoas morreram de doenças coronarianas. Mais da metade delas não tinham sintomas prévio de doenças do coração. Bebendo quantidades maiores de água este risco pode ser significativamente reduzido segundo os pesquisadores da Universidade Loma Linda.

Numa conferência de imprensa que aconteceu no último dia 25 de abril, na Califórnia, foram mostrados os resultados de um estudo publicado no American Journal of Epidemiology (Vol. 155, No.9) revelando que beber água pura é tão importante quanto fazer exercício, dieta ou não fumar na prevenção das doenças coronarianas.

“Basicamente, não bebendo água suficiente pode ser tão prejudicial para seu coração quanto fumar”, advertiu Jacqueline Chan, DrPH, pesquisadora e principal autora do artigo.

O Dr. Chan, do Departamento de Epidemiologia, que também participou do estudo, revelou que os adventistas do sétimo dia da Califórnia, que bebem cinco ou mais copos de água por dia, têm um índice muito menor de doenças coronarianas do que aquelas pessoas que bebem dois copos ou menos por dia.

O estudo, “Água, Outros Fluídos, e Doenças Coronarianas Fatais” indica que a viscosidade sanguínea e do plasma, hematócritos e fibriogênese – que são considerados fatores de risco para as doenças coronarianas – podem ser elevados pela desidratação.

Mais pesquisas

Leave a Reply

Your email address will not be published.