As várias faces da água

Índia: gestão inapropiada das reservas ameaça a economia

Apesar do excessivo otimismo sobre o desenvolvimento econômico da Índia, os pesquisadores do Programa de Política da Água do International Water Management Institute (IWMI), advertem que a gestão inapropriada dos recursos naturais vitais como a água subterrânea, poderia obstaculizar seriamente a passagem dos países para o time dos desenvolvidos. Durante as próximas duas décadas, aproximadamente 25% da colheita de grãos da Índia estará ameaçada devido à superexploração das águas subterrâneas. Atualmente, são irrigados com água subterrânea um total de 35 milhões de hectares.

A extração excessiva de água subterrânea e o declínio dos níveis dos lençóis freáticos da água, também estão causando índices alarmantes de flúor acumulados na água, o que constitui uma séria ameaça para a saúde das populações mais vulneráveis.

De acordo com o professor Tushaar Shah, especialista no tema de águas subterrâneas e destacado pesquisador do IWMI, “o flúor na água subterrânea é uma bomba de tempo para a saúde pública”. A extração desenfreada de água significa que os pobres das áreas rurais da Índia Ocidental têm que pagar até US$ 0.11 por dia, para ter acesso à água potável para poder conservar um bom estado de saúde”.

Shan dirige um grupo de pesquisadores e de especialistas no desenvolvimento que trabalham na busca de soluções para os problemas da água na Índia, que reúne mais de 150 cientistas sociais, hidrólogos e pesquisadores agrícolas, junto com a comunidade de ONGs de diversas partes da Índia, com o propósito de discutir e recomendar as melhores soluções praticas sobre a gestão da água.

Fonte: IWMI-Programa de Política del Água

www.iwmi.cgiar.org/iwmi-tata

Leave a Reply

Your email address will not be published.