ACQUASUR 2004 – 3º Encontro Latino-americano reuniu, de 9 a 11 de maio de 2004, em Buenos Aires, Argentina, 113 participantes de 11 países para analisar e discutir a problemática dos recursos hídricos nos processos de desenvolvimento sustentável da América Latina.
O evento abordou os aspectos da água relacionados com a saúde pública, a gerência das águas e o reuso, tanto na indústria quanto nas aplicaões agrícolas. Um assunto discutido em detalhes foi a relaçãentre a qualidade da água e seus usos – doméstico, industrial, recreação e outros – dando ênfase aos processos de desinfecção. Além disso, foi discutida a importância do cloro para a saúde pública por meio da desinfecção das águas. Também foi analisada a relevante contribuição da cadeia produtiva do PVC na minimização das perdas físicas dos sistemas de distribuição da água.
Os participantes apontaram o progresso significativo ocorrido na América Latina nas últimas três décadas. Além disso, reconheceram também que há desafios a serem superados para que os recursos hídricos se tornem fatores de impulso nos processos de desenvolvimento da região.
Neste contexto, houve consenso para as seguintes recomendações:
Apoiar os esforços universais, nacionais, regionais e locais para alcançar as metas de desenvolvimento do milênio. Contribuir para o fim da exploração insustentável dos recursos hídricos, formulando estratégias para sua gerência e, principalmente, promovendo a universalização do acesso à água de qualidade.
Destacar a importância da gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos para os processos de integração regional e continental. E, por esta razão, recomendar que sejam enfatizados os conceitos e as práticas relacionadas com o uso racional da água.
Promover a desinfecção universal de todas as águas voltadas para o consumo humano como medida de saúde pública fundamental para um desenvolvimento sustentável. Por esta razão, foi recomendado à indústria do cloro continuar contribuindo com tecnologias e procedimentos seguros, uma vez que o cloro é o desinfectante mais utilizado nas áreas de saúde pública. Além disso, recomenda-se que a indústria continue apoiando os esforços internacionais para promover a desinfecção da água nos pontos de uso.
Melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, por meio de medidas técnicas e gerenciais. Neste sentido, contar com a colaboração da indústria do PVC para que esta continue desenvolvendo e contribuindo com tecnologias e materiais apropriados para os sistemas de saneamento ambiental.
Desenvolver materiais com maior durabilidade para aplicação em sistemas de coleta de esgotos e águas pluviais. Neste sentido, se propõem à indústria do PVC, e de outros plásticos, que continuem com os processos de desenvolvimento de materiais e tecnologias apropriadas para as condições locais.
Estimular a prática do reuso de águas, principalmente na indústria e na agricultura, com o propósito de minimizar as descargas de efluentes e reduzir as demandas sobre os recursos hídricos.
Buenos Aires, 12 de maio de 2004
Associação Latino-americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Clorosur).
Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis)
Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).
A Vez dos Leitores
Cianobactérias
Gostaria de receber informações sobre como fazer um “banco de
cianobactérias” (fixação em lâminas,referências bibliográficas etc) para
estudo. Essa tarefa faz parte de meu projeto de iniciação científica.
Kelly
Quem define prioridades?
Queria deixar meu protesto contra a fal;ta de sensibilidade da maioria dos políticos desse país que há anos vêm tratando com descaso essa questão da água e do esgoto. Quantas crianças mais terão que morrer para que eles acordem? Quantos milhares de leitos de hospitais, quantos milhões de reais vão continuar a ser gastos com doença quando a saúde está ao alcance de um copo de água que chegue aos mais desvalidos?
Antonio Carlos Voeleris
Leave a Reply