Quando o saneamento vai ser prioridade?

Especialistas internacionais , mais uma vez, reunidos em um congresso ambiental deixaram muito claro para as duas centenas de participantes que tiveram o privilégio de ouví-los que infra-estrutura sanitária é condição sine qua non para a manutenção da qualidade de vida.

Mas parece que a platéia adequada nunca está nestes eventos. Os deputados, senadores, as vozes e mentes que decidem para onde vai o dinheiro de nossos impostos ou pelo menos aqueles que têm a força do grito para se fazerem ouvir nos palácios das áreas federal, estaduais e municipais, estão distantes deste debate.

Passados já mais de 15 meses que o governo federal assumiu carregando toneladas de esperança o que se vislumbra no horizonte é uma polêmica e tanto sobre quem é o titular dos serviços de água e esgoto: o município ou o Estado.

O que gostaríamos é que todo o ímpeto colocado nesta questiúncula menor fosse canalizado para a busca de soluções para o GRAVE problema da falta de acesso a redes de água e esgoto que continua matando, sem dó nem piedade milhares de brasileirinhos que nem chegam idade adulta.

Será que nem mesmo esse grande clamor por empregos abundantes e para mão-de-obra barata faz com que os olhares se voltem para o saneamento? Já está sobejamente demonstrado que investir em saneamento é economizar e assistência à saúde, é proporcionar bem-estar, emprego e renda. O que falta então para estabelecer que essa tem que ser uma prioridade?

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

Material I

Gostaria de receber material gráfico, sobre desperdício, poluição, estados da água. Sou professora de educação infantil e estou desenvolvendo o projeto Água,fonte de vida. As crianças têm entre 3 e 4 anos.

Eunice Jost – Panambi (RS)

Material II

A empresa onde trabalho (Caixa Econômica Federal) está desenvolvendo uma campanha de motivação ao consumo sustentável da Agua, cujo título é Água: A Fonte Não Pode Secar. Assim, gostaríamos de saber se podem nos ajudar no sentido de indicar ou fornecer material para montarmos uma pequena exposição no hall da nossa Agência.

Dulcinea Aguiar – Agência São Gonçalo

Livros

Estou enviando este email para parabenizar pela proposta do site, sempre atual, e pelas ótimas informações que vocês disponibilizam para nós profissionais. Não sabia que ndicavam livros, fiquei surpreso quando abri a página da última semana e vi indicações de livros com possibilidade de compra.

Achei a iniciativa muito apropriada e já vou adquirir um livro!!! Parabéns pelo trabalho.

Francisco Forgiarini – Santa Maria – RS

Exposição

Sou técnica em estudos e pesquisas do IBGE, e estou precisando de material que pudesse ilustrar uma exposição que eu estou preparando para fazer no conjunto residencial onde moro. A exposição será sobre lixo, reciclagem, porém você sabe que a água também está ligada ao problema do lixo. por isso se você puder me ajudar, ficaria muito grata. Necessito de cartazes, folhetos, etc. Maria de Fátima Bastos Machado

Leave a Reply

Your email address will not be published.