Presenças marcantes nos debates dos principais países as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável – incluídas aí, com destaque, as ligadas ao uso racional da água – se tornaram neste primeiros anos do século XXI também uma preocupação para as empresas.
É crescente hoje o número das empresas que se importam com as questões ambientais e querem estar presentes nos grandes debates que buscam direcionar as linhas de ação rumo ao desenvolvimento que garantam que as ações de hoje não vou prejudicar ou dificultar a sobrevivência e manutenção das espécies – inclusive a humana.
Por isso se reveste de importância o debate em torno da necessidade da outorga para a exploração da água mineral no Brasil, até hoje tratada como um bem mineral cuja extração é regulada por regras semelhante às de outros minérios.
Deve-se atentar que as águas subterrâneas integram parte importante do ciclo hidrológico e como tal têm que estar integradas no rol da gestão das águas. Quanto mais não seja porque são importante fonte de realimentação dos mananciais de superfície.
Que haja bom senso e prevaleçam os interesses coletivos nesta questão.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Mais livros
Achei positivo a revista Aguaonline oferecer novas opções de livros para venda através do site. É bom estarmos a par dos novos lançamentos pois às vezes não há muito tempo para irmos às livrarias ver as novidades. Seria bom que vocês pudessem informar sobre novos lançamentos. Aproveito para elogiar os conteúdos e a atualização permanente que nos proporciona trazendo sempre assuntos instigantes.
Léo Antonio Siqueira – São Paulo
Nota da redação
Prezado Léo
Vamos oferece uma grande variedade de títulos relacionados com a água e o meio ambiente. Aguarde um pouquinho mais que estamos ultimando os detalhes de nossa loja virtual.
Recursos
Cada vez que nos deparamos com as estatísticas vergonhosas da área de saneamento nos damos conta de que há muito tempo não temos estadistas neste país. Como dizem que o demagogo é o que pensa na próxima eleição e o estadista é o que pensa na próxima geração não preciso dizer mais nada. Pois como diz aquele velho ditado: “para o bom entendedor meia palavra basta”. Jurandir Meireles Dall Igna – Pernambuco –
Muita água
Quero fazer um brinde a vocês – com muita água – pela variedade de enfoques que nos oferecem semanalmente sobre a água e o meio ambiente. Parece incrível que haja tanto assunto importante e tanta novidade em temas que por estarem no nosso dia-a-dia muitas vezes não despertam interesse maior. Mas a leitura obrigatória vai fazendo a gente modificar nossa maneira de pensar e agir e sem querer acabamos nos transformando em guardiões da água, como vocês. Obrigada, e Tim, tim.
Sueli da Silva Narciso – – professora e agora defensora da água.
Leave a Reply