Compartilhando água é o tema central do 8º Fórum Mundial da Água

Cobertura especial direto de Brasília. Encontro preparatório ao 8° Fórum Mundial da Água. Fotos: Aguaonline.

Nas mesas de trabalho, formadas nas quatro sessões dos dias 26 e 27 de abril. no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, misturavam-se as conversas em pelos menos cinco idiomas: português, espanhol, francês, inglês e italiano. Foi a fórmula encontrada para a troca de ideias, formulação de propostas e preparação da agenda de pelo menos 100 sessões que serão desenvolvidas de 18 a 23 de março de 2018 durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília.

A primeira etapa se desenvolveu no salão Planalto onde foram dadas as instruções para o trabalho:

• O que é a Reunião de Consulta às Partes Interessadas?

• Metas e objetivos: o que será feito nos próximos dois dias e como?

• Resultados esperados.

Apresentação dos Processos do Fórum – Visão Geral dos Processos:

1. Temático;

2. Regional;

3. Político;

4. Sustentabilidade;

5. Cidadão.

À tarde se formaram nove grupos de trabalho, conforme os nove temas:

• Clima – Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas;

• Pessoas– Água, Saneamento e Saúde;

• Desenvolvimento – Água para Desenvolvimento Sustentável;

• Urbano – – Gestão Integrada de Água e de Resíduos Urbanos;

• Ecossistemas – Qualidade da Agua, Subsistência de Ecossistemas e Biodiversidade;

• Finanças– Financiamento para Segurança Hídrica;

• Compartilhamento – Sustentabilidade através do Envolvimento dos Interessados;

• Capacitação– Educação, Capacitação e Troca de Tecnologias;

• Governança – Governança da Água para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Treinado idiomas

Vinte e quatro estudantes do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 2 de Brasília tiveram a oportunidade de, voluntariamente, participar das atividades preparatórias para o 8º Fórum Mundial da Água, de 25 a 27 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Eles praticaram inglês, espanhol e francês.

Uniformizados, os alunos recepcionaram o público estrangeiro, indicaram as salas da programação oficial, deram orientações gerais sobre a cidade e o evento, além de traduzir termos específicos sobre o tema água.

A iniciativa partiu de convite feito à Secretaria de Educação do DF pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e pela Agência Nacional das Águas (ANA). Esta é a segunda vez que os alunos participam das atividades preparatórias para o evento mundial. A primeira foi em junho de 2016.

Sua Voz

A plataforma Sua Voz está disponível em português e inglês no site: www.worldwaterforum8.org e contará também com tradução para mais 90 idiomas de modo a facilitar a participação de pessoas da maioria dos países do mundo.

O objetivo é fazer do 8º Fórum Mundial da Água um evento plural e democrático, em alinhamento com o tema da próxima edição: “Compartilhando Água”.

Tradicionalmente o Fórum conta com a participação dos principais especialistas, gestores e organizações envolvidas com a questão da água no planeta. Com a plataforma Sua Voz, o Comitê Diretivo Internacional do Fórum pretende trazer para o evento as contribuições de toda a sociedade, inclusive das vozes não ouvidas usualmente, já que a água está presente na vida de todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.