31 de janeiro: Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Foto: Reserva da Mata de Osório/Wikiparques.

A data de 31 de janeiro marca um importante marco no calendário do Meio Ambiente: é o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) . Este é o momento certo, para saber mais sobre algumas das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) abertas à visitação onde você vai encontrar diversos atrativos como cachoeiras, trilhas, rios e uma rica biodiversidade.

O Brasil conta com mais de 664 RPPNs federais; juntas elas somam uma área de 516 mil hectares, o equivale a aproximadamente 510 mil campos de futebol ou quase ao tamanho de Brasília, no Distrito Federal. Considerando as RPPNs estaduais e municipais, os números totais saltam para mais de 1.200 RPPNs, que ultrapassam 700 mil hectares de áreas naturais protegidas por particulares.

Aqui vão detalhes de três delas:

Reserva da Mata de Osório

Localizada a 100 Km de Porto Alegre, na cidade de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Reserva da Mata de Osório tem uma área total de 47,1 hectares de vegetação preservada com cascatas, nascentes e rica biodiversidade. Além do ecoturismo a reserva estimula a educação do campo e a pesquisa científica. Ficou interessado? Os agendamentos podem ser realizados no site da reserva.

Caso queira fazer esticar a programação e dormir na região, você pode ficar na Pousada Temática Encantos do Sul, uma opção próxima à reserva. http://encantosdosul.com.br/

Reserva Natural Salto Morato – PR.

A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e abrange uma área de 2.253 hectares de Mata Atlântica. O local conta com trilhas, uma cachoeira, um aquário natural para os visitantes se refrescarem do calor na companhia de várias espécies de peixes, , alojamento para pesquisadores, centro de visitantes, quiosques, centro de pesquisa, além de uma estação meteorológica.

Mais informações no site da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza: www.fundacaogrupoboticario.org.br.

RPPN Santuário de Vida Silvestre Vagafogo – GO.

O Santuário, localizado na cidade de Pirenópolis, tem uma trilha de 1.530 metros com calçamento especial em madeira para proteção do substrato florestal. Durante o percurso, os visitantes podem admirar as copas de árvores centenárias da margem do rio Vagafogo e uma piscina natural de água límpida e potável.

O local também oferece brunch. Você poderá se deliciar com frutas do cerrado, geleias, pães, frutas desidratadas e cristalizadas, ambrosia seca, biscoitos e lácteos. São mais de 45 itens no cardápio. O custo é de R$ 48,00, para adultos, e R$ 18,00, para crianças de 5 a 12 anos. O local fica aberto das 9h às 16h e não aceita cartão.

Para saber mais, acesse: www.wikiparques.org

O que é uma RPPN?

Foto: RPPN Santuário de Vida Silvestre Vagafogo – GO. Bianca Stefany Alves Farias/ Wikiparques.

Essas áreas são criadas voluntariamente por pessoas físicas ou jurídicas em propriedades particulares, buscando conservar a diversidade biológica e proteger recursos hídricos de forma permanente, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de ecoturismo e educação.

Quando se visita uma RPPN, além de estar em um ambiente mais seguro, com trilhas conservadas e sinalizadas, por exemplo, você apoia a causa da conservação da natureza.

Leave a Reply

Your email address will not be published.