Falta de acesso à água potável preocupa 65% dos moradores do Sul

Pesquisa inédita dos institutos Datafolha e Máquina de Pesquisa revela que a falta de acesso à água potável é o segundo maior problema estrutural do Brasil para 65% dos entrevistados da região Sul

Em primeiro lugar está a ausência da rede de esgoto, indicada como maior preocupação para 77% das pessoas consultadas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em todo o país, a dificuldade de acesso à água potável também foi apontada como segundo maior entrave estrutural pela maioria (68%) dos entrevistados.

De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 20% dos domicílios particulares permanentes no Brasil ainda não possuíam rede geral de abastecimento de água. Já na região Sul, a falta de rede geral de abastecimento de água potável atinge 15% das casas.

O estudo coletou a opinião de mais de 2 mil pessoas, a partir de 16 anos e de todas as classes econômicas, entre os dias 20 e 24 de outubro. As entrevistas foram presenciais e aconteceram em 120 municípios, distribuídos geograficamente pelas áreas pesquisadas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

Sudeste

A falta de acesso à água potável é o segundo maior problema estrutural do Brasil para 64% dos entrevistados da região Sudeste.

Em primeiro lugar está a ausência da rede de esgoto, indicada como maior preocupação para 77% das pessoas consultadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito.

Na região Sudeste, a falta de rede geral de abastecimento de água potável atinge cerca de 10% das casas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.