Veolia inaugura maior estação de tratamento de lodos do mundo

Esta é a maior estação de incineração de lodos do mundo que conta com uma capacidade para tratar 2.000 toneladas de lodos ao dia procedentes de 11 ETEs de Hong Kong, que atendem a 7,2 milhões de habitantes.

Situada na baía de Shenzhen, a estação ocupa uma superfície de 7 hectares e atende aos critérios ambientais requeridos pelo Governo de Hong Kong estabelecidos em sua estratégia para a gestão sustentável dos resíduos. A estação, que não gera efluentes e transforma os lodos em eletricidade, oferece uma solução totalmente limpa e ecológica a uma das formas de contaminação urbana mais difíceis de tratar.

Depois de quatro anos de obras, esta instalação “de excelência” mostra a experiência da Veolia Water Technologies. A arquitetura é de Claude Vasconi que realizou um projeto totalmente integrado em seu entorno, rodeado por mar e montanhas.

As principais estruturas e equipamentos que compõem esta estação são os incineradores, que se encarregam de produzir o vapor; as turbinas, que transformam o vapor em energia elétrica; a linha de tratamento de gases de combustão, que adota os padrões de emissão mais estritos; e a tecnologia de tratamento de lodos, que permite reduzir os resíduos finais em 90%, protegendo o meio ambiente.

A eletricidade gerada pelo processo de tratamento dos lodos supre as necessidades energéticas da instalação e de uma estação dessalinizadora de água do mar que produz água de processo para a operação. Graças a seu alto rendimento, esta instalação se converteu em ponto de interesse ecológico e em um centro de aprendizagem ambiental. Conta com um jardim ecológico que mostra a biodiversidade local, um café com vistas para o mar, uma piscina climatizada, um centro de eventos e uma plataforma de observação.

“A história desta instalação é de um projeto que se tornou referência na indústria da água”, declarou Antoine Frérot, presidente e CEO da Veolia. “É um exemplo de como serão as ETAs do futuro. É também resultado de uma cooperação frutífera entre várias companhias”.

Economia circular

Esta instalação, que converte resíduos em energia renovável, é o exemplo da economia circular já que agrega valor aos resíduos.

Ao fechar o círculo dos resíduos, a água e a energia, esta “nova economia” oferece uma solução efetiva à crescente escassez de matérias primas e combustíveis fósseis, assim como às mudanças climáticas, desafios que se enfrenta na Ásia como nos demais continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.