Sport Infinity define o futuro da reciclagem de artigos para futebol

Com o objetivo de desenvolver artigos esportivos para futebol que sejam sustentáveis, de alta performance e que possam ser personalizados, a BASF está entre os dez membros da indústria e da ciência que trabalham em conjunto no projeto Sport Infinity.

Liderado pela Adidas e financiado pela Comissão Europeia, o projeto, de três anos, visa a identificar e desenvolver materiais reforçados, baseados parcialmente em resíduos de fibras recicláveis. Estes materiais permitem a produção rápida de artigos esportivos, que podem ser facilmente customizáveis.

O programa de pesquisa se concentra em artigos esportivos para o futebol, principalmente chuteiras. Com uma abordagem focada no design, o potencial de automação de vários processos de moldagem será explorado, permitindo a produção de uma chuteira em apenas um passo.

O objetivo é criar uma nova linha de artigos esportivos que não serão descartados, mas reutilizados. Uma chuteira usada, por exemplo, poderia ser recolhida e cortada em pequenos pedaços, de forma que cada grama seria reprocessado. Assim, uma nova chuteira seria fabricada a partir da combinação de materiais virgens e reforçada com fibras selecionadas a partir de fontes de resíduos semelhantes ou alternativas.

O desafio consiste em alcançar o nível desejado de desempenho do produto em um repetido ciclo de reciclagem do material. A reciclabilidade é um parâmetro determinante no processo de seleção dos materiais que serão utilizados na fabricação das chuteiras.

“Estamos muito satisfeitos em trabalharmos neste projeto em conjunto com nove parceiros altamente renomados”, diz Juergen Weiser, diretor de Tecnologia de Materiais de Performance da BASF.

“Estamos nos concentrando em novos polímeros especiais com uma ampla gama de propriedades mecânicas. A proposta é criar um produto reciclável que possa ser utilizado em uma variedade de aplicações e processos relacionados. Desenvolver conceitos novos e revolucionários, relacionados a artigos esportivos e em conjunto com parceiros ao longo de toda a cadeia de valor é uma combinação perfeita para nós”.

De consumidor a designer de produto

Os polímeros, vindos de fontes de resíduos industriais ou resíduos de artigos esportivos, serão recriados para os processos chaves de fabricação do Sport Infinity. Estes processos utilizam quase integralmente o material e não produzem resíduos. Além disso, eles permitem que os consumidores personalizem suas chuteiras escolhendo forma, cor e design. Assim, os consumidores podem se tornar criadores das suas chuteiras, sem ter que se preocupar com desperdício. Essencialmente, busca-se otimizar o processo permitindo uma produção altamente automatizada de chuteiras em um único passo.

Parcerias

A fim de transformar esta visão em realidade, a Sport Infinity reúne parceiros de várias áreas diferentes.

De fabricantes de equipamentos especiais a especialistas em processamento, incluindo grandes fornecedores de produtos químicos, processadores de fibras e têxteis, especialistas em design industrial e gestão do conhecimento, bem como importantes marcas de artigos esportivos e até um parceiro da Academia do Futebol.

Consequentemente, a equipe envolvida no projeto abrange toda a cadeia de valor para atingir seu objetivo comum: a sustentabilidade em artigos esportivos para o futebol.

Leave a Reply

Your email address will not be published.