Três em cada quatro empregos no mundo têm alguma relação com a água.
De fato, a escassez e a dificuldade de acesso da água pode limitar o desenvolvimento econômico nos próximos anos, de acordo com o Documento da ONU para o Dia Mundial da Água 2016, denominado Água e Empregos que está sendo lançado neste dia 22 de março, em Genebra.
Desde a sua captação, passando pelos vários usos, até seu despejo no ambiente natural a água é um fator chave para o desenvolvimento de oportunidades de emprego seja nas atividades diretamente relacionadas com seu manejo (abastecimento, infraestrutura, tratamento de esgoto, etc.) ou nos setores econômicos que são fortemente dependentes da água como é a agricultura, pesca, energia, indústria e saúde. Além disso, o acesso ao saneamento básico impulsiona uma educativa e saudável força-tarefa, a qual se constitui em fator essencial para um desenvolvimento econômico sustentável.
Na análise sobre o impacto econômico do acesso à água, o documento elenca numerosos estudos que mostram a positiva correlação entre investimentos no setor de saneamento e desenvolvimento econômico. Ele também destaca o papel-chave que a água desempenha na transição para a economia verde.
O Documento 2016 traz elementos importantes para um amplo debate sobre o tema Água e Empregos deste Dia Mundial da Água. É mostrado que 3 em cada 4 empregos da força de trabalho mundial (3,2 bilhões de pessoa) são moderada ou fortemente dependentes dos serviços relacionados com a água e deixa evidente que “a água é essencial para a geração de empregos e para o desenvolvimento sustentável”. O estresse hídrico ou escassez de água no trabalho podem exacerbar os desafios da segurança, forçar migração e travar o progresso alcançado na luta para erradicar a pobreza.
Com o intuito de disseminar estes conceitos e informes e ampliar o alcance do evento que será realizado em Genebra (22 de março), haverá colóquios também em Paris, dia 24 de março, e em Nova York, no dia 14 de abril. Além de atividades nos escritórios da UNESCO em Almaty, Amam, Bangkok, Beijing, Brasília, Cairo, Jacarta, Montevidéu, Nairóbi, Nova Delhi e Tashkent.
Leave a Reply