Corsan vai iniciar obras de esgotamento sanitário na Região Metropolitana

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Presser, assinaram, nesta sexta-feira (18/12), ordem de serviço para três obras de esgotamento sanitário que beneficiam seis municípios da Região Metropolitana. O investimento no valor de R$ 53,7 milhões será executado pela Corsan, vinculada à Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação.

Serão implantadas redes coletoras de esgoto em Alvorada e Esteio e ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto de Cachoeirinha. As obras beneficiam também as cidades de Viamão, Sapucaia do Sul e Gravataí e atingem diretamente 150 mil pessoas, incluindo a implantação de mais de 110 quilômetros de redes coletoras e 14,2 mil ligações domiciliares. A previsão de conclusão é de 720 dias.

Sartori disse que o Rio Grande do Sul, assim como o país, possui índices baixos de tratamento de esgoto, mas o trabalho é constante para mudar essa realidade. “A assinatura de hoje é um marco importante para os municípios e vai servir de exemplo para outras cidades. O investimento pode parecer pequeno mas beneficia muitas pessoas e serve para despoluir os rios dos Sinos e Gravataí”. Acrescentou, ainda, que “o esforço é de todos – município, Estado (via Corsan) – além de recursos da União”.

“As obras geram benefícios diretos e indiretos. Quando se faz investimentos em saneamento, está-se auxiliando a área da saúde e aumentando a empregabilidade das pessoas, além de contribuir para a questão da melhoria do meio ambiente”, destacou o presidente da Corsan.

O prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, que representou os prefeitos presentes, afirmou que os municípios estão vivendo um novo momento no que diz respeito a governo, gestão e Corsan. “Temos hoje na Corsan um grande parceiro, com metas estabelecidas.

Delegação de competência

Também foi assinada a delegação de competência entre a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação e a administração de Viamão para definir formas de atuações nas questões de saneamento básico. Estiveram presentes os secretários do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier; e do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella; os prefeitos de Alvorada, Sergio Bertoldi; de Esteio, Gilmar Rinaldi; prefeitos em exercício de Sapucaia do Sul e Cachoeirinha; e representantes das empreiteiras responsáveis pelas obras.

Leave a Reply

Your email address will not be published.