A Costa Rica quebrou o recorde de uso de energia limpa por 94 dias consecutivos utilizando somente fontes renováveis para geração de eletricidade e está em vias de se tornar o primeiro país do mundo neutro em carbono. O país bateu seu próprio recorde que era de 75 dias consecutivos sem uso de combustível fóssil para gerar eletricidade. Com uma rica reserva de fontes de energia hidroelétrica e geotérmica busca alcançar até 2021 100% de neutralidade na emissão de carbono.
De acordo com o Instituto de Eletricidade da Costa Rica (ICE), entre 8 de maio de 9 de agosto o país produziu sua eletricidade a partir de variadas fontes renováveis incluindo 78% hidrelétrica, 12% geotérmica, 10% eólica e um pequena parcela de energia solar.
Isto significa que em 2015, a energia renovável foi responsável por 93% da geração de eletricidade na Costa Rica conforme o ICE. A geração de eletricidade é diferente do total da produção energética que inclui as emissões relacionadas ao transporte da população de cerca de 5 milhões de habitantes.
Emissões de carros, ônibus e trens responderam por cerca de 70% da emissão de gases de efeito estufa em 2014. Por isso a chave para alcançar a neutralidade em 2021 está justamente no setor de transportes.
A seca de 2014 obrigou ao uso do diesel para a geração de eletricidade por isso o governo está se voltando para o incremento da produção geotérmica e eólica.
Para alcançar a meta de se tornar um país neutro em carbono a Costa Rica está almejando a redução das emissões e o aumento de seus mecanismos de neutralização diminuindo o desflorestamento e implementando projetos de reflorestamento.
Leave a Reply