Novo presidente da Corsan faz radiografia do setor no dia da posse

Com o auditório do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul completamente lotado foi realizada no último dia 29 de janeiro a cerimônia de posse da nova diretoria da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que será presidida pelo engenheiro Flavio Presser, ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE). Também foram empossados Eduardo Carvalho (Diretoria de Operações); Marcus Vinicius Almeida (Diretoria Administrativa); Marcus Vinicius Caberlon (Diretoria de Expansão); Jorge Luiz Costa Melo (Diretoria Financeira); Antonio Gomes (Diretoria Técnica); e Luciano Eli Martin (Diretoria Comercial).

Durante o período que presidiu o DMAE Presser foi presença marcante em todos os eventos ligados ao saneamento e coordenou com eficiência o Programa Socioambiental que possibilitou o avanço nos índices de tratamento de esgotos da capital gaúcha que atingirão quase 80% quando o sistema estiver em plena operação e com todas as ligações previstas.

Em seu pronunciamento Presser não fez promessas e nem declarações de cunho político, tão comuns em cerimônias de posse. Mas traçou um lúcido panorama do saneamento pontuando questões importantes como os problemas da gestão, comumente não mencionados pois a maioria do setor continua focada em “obras”. Fez uma análise muito realista sobre as questões da tarifa, do controle social e da regulação como poucas vezes se ouviu de um dirigente em um dia de festa.

Opiniões

A opinião de lideranças do setor é de que o novo presidente da Corsan tem amplo conhecimento dos problemas do saneamento e sabe quais são as principais alternativas para uma boa gestão.

A dúvida é se o ambiente político-partidário que costuma cercar as direções das grandes estatais vai possibilitar que brilhe a lucidez, energia e competência do novo presidente da Corsan.

Leave a Reply

Your email address will not be published.