2015: Água para o Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas recomenda que neste 2015 a celebração em matéria de água se denominará “Água para o Desenvolvimento Sustentável”, cujo evento principal será o Dia Mundial da Água, no próximo 22 de março.

Este tipo de comemorações são um chamado aos países e aos tomadores de decisões, para impulsionar e fortalecer as políticas públicas em matéria de conservação da água, assim como para garantir as coberturas de saneamento (principalmente abastecimento de água e esgotamento sanitário) para toda a população.

Ao longo de 2015, os governos dos países e as organizações se somam neste esforço de promoção, convocando a eventos, ou mediante campanhas de sensibilização.

O ano de 2015 oferece uma oportunidade importante para consolidar e destacar o papel deste importante recurso natural na agenda de desenvolvimento sustentável, e a linha mestra do Programa ONU-Água, que encabeça esta celebração e coordena também a campanha do Dia Mundial da Água, contará com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), UNESCO, o Programa ONU Hábitat, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Banco Mundial e outras.

O Conselho Mundial da Água levará a cabo seu VII Fórum Mundial da Água, em Daegu e em Gyeongbuk, Coreia do Sul, de 12 a 17 de abril.

Recordando que em 2006 o México foi sede deste evento que se celebra a cada três anos, e que é o evento mais destacado da água, e reúne um importante número de agências da ONU, órgãos de desenvolvimento, acadêmicos, empresários, organizações da sociedade civil e ambientalistas, ministros, congressistas, indígenas, jovens e crianças.

O lema principal deste 7º Fórum será “Água para Nosso Futuro” e terá um foco especial na Ciência e Tecnologia.

O 5º Fórum, que se realizou em Marselha, França, em 2006, conseguiu aglutinar mais de 34,000 assistentes de 173 países em 400 sessões e eventos.

O site do evento está em:http://worldwaterforum7.org/en

E como cada ano, o Instituto Internacional da Água de Estocolmo, convoca a sua Semana Mundial da Água, que este ano celebra seu 25º aniversário, e se realizará de 22 a 28 de agosto nesta cidade, tendo como lema: “Água para o Desenvolvimento”.

Para a região da Latino América, acontecerá uma réplica no Chile de 22 a 27 de março: http://waterweekla.com/programacion-completa

Finalmente a água está relacionada com outras agendas ambientais e de desenvolvimento, nas datas assinaladas na tabela acima.

Decênio para a Ação

Outro acontecimento importante é a conclusão do Decênio Internacional para a Ação “Água para a Vida 2005–2015”, estabelecido em dezembro de 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através de sue resolução A/RES/58/217. O Decênio começou oficialmente em 22 de março de 2005, no Dia Mundial da Água.

O objetivo fundamental do Decênio foi intensificar os esforços para cumprir os compromissos internacionais firmados em matéria de abastecimento de água e esgotamento sanitário para 2015.

Tratou-se de reforçar a cooperação em todos os níveis, de maneira que se alcancem os objetivos relacionados com a água acordados na Declaração do Milênio, o Plano de Execução da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de Johannesburgo e a Agenda 21.

O grande desafio do Decênio consistiu em dirigir a atenção para políticas e atividades proativas que garantam em longo prazo uma gestão sustentável dos recursos hídricos, tanto em qualidade como em quantidade, e que incluam medidas de melhora do saneamento. Entretanto, alcançar os Objetivos do Decênio requer o contínuo compromisso, cooperação e investimento por parte de todos os atores envolvidos não somente durante o Decênio 2005-2015, mas muito além.

A diretiva do Decênio programou uma conferência em Zaragoza, Espanha, de 15 a 17 de janeiro nela se decidirá a agenda internacional pós-2015 para a água. La conferencia se centrará em como levar a agenda à ação, assim como em casos práticos sobre ferramentas para implementação. Participam da reunião mais de 300 participantes das agências e programas das Nações Unidas, especialistas, representantes da comunidade empresarial, governamental e ONGs. Será um espaço especialmente importante para fazer um balanço e aprender com os ganhos, assim como planejar os próximos passos.

Para mais informação, visitar o site:

http://bit.ly/1I1VCpj

Leave a Reply

Your email address will not be published.