Boa parte da população mundial sofre com problemas de abastecimento de água e a crise tem se acentuado em diversas regiões do Brasil. Atenta a este cenário, a Jamef, empresa especializada no transporte de cargas fracionadas, ainda em 2009 implantou em sua filial São Paulo uma Estação de Tratamento de Água com o objetivo de reutilizar o recurso gasto com a lavagem dos veículos.
Para complementar o sistema de tratamento do recurso, a empresa mantém uma estrutura de captação e armazenamento da água da chuva, destinada à limpeza dos caminhões. São dois reservatórios, que captam juntos 140 mil litros de água.
O tratamento da água é feito da seguinte forma: após ser utilizada na lavagem dos veículos, a água é enviada a um dos reservatórios. Quando o local atinge sua capacidade total de armazenamento, 70 mil litros, o processo de tratamento químico, que utiliza agentes biodegradáveis, é iniciado e tem duração de cinco horas. Ao final do processo, a água volta para o reuso na limpeza dos caminhões. Com isso, a Jamef consegue reutilizar a mesma água por sete vezes até a sua devolução ao meio ambiente, totalmente livre de resíduos.
O sistema de tratamento da água é prática sustentável bastante importante, pois gera uma economia considerável do recurso natural. “Muito antes da crise que se instaurou na região Sudeste, em especial em São Paulo, já estávamos atentos e preocupados com um dos recursos mais importantes da nossa natureza, a água. Com a estação de tratamento, reduzimos em mais de 70% o consumo do recurso na lavagem dos caminhões”, conta Pedro Maniscalco, diretor de operações da Jamef.
O projeto foi elaborado em parceria com a W Fabril, empresa especializada em fabricação de produtos e prestação de serviços de limpeza nas áreas industriais, automotivas e lavanderias.

Leave a Reply