
Marcelo Szpilman
O título enigmático acima é um eficiente meio de atrair sua atenção para o tema de que trata esse artigo. Na verdade, ele é o título de um pequeno e extraordinário vídeo produzido pela Sustainable Man que aborda uma das grandes descobertas da biologia dos últimos 50 anos: a Cascata Trófica __ uma bela expressão para o processo que tem início no topo da cadeia alimentar e se propaga até sua base.
O filme aborda o exemplo da reintrodução dos lobos no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos, em 1995, e o quanto esse evento influenciou a vida e o comportamento das outras espécies da cadeia trófica e reconstituiu ecossistemas e nichos ecológicos que influenciaram, mais uma vez, a vida de outras espécies de níveis tróficos mais baixos até a regeneração da vegetação dos vales (base da cadeia).
Então, surpreendentemente, constatou-se que os rios mudaram em resposta à volta dos lobos e passaram ter maior fluidez e estabilidade.
O vídeo nos dá a exata dimensão da importância dos animais que estão no topo de sua cadeia alimentar, como os lobos, tigres, leões, onças e tubarões, e nos faz refletir sobre o fato, inquestionável, de que todos os seres de um ecossistema estão conectados e podem manter seu equilíbrio na Natureza quando o homem decide ajudar (ou não atrapalhar).
Recomendo que vocês assistam ao vídeo acessando o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=nW5ztScNCYk
Autor
Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ. Atualmente, é diretor do Instituto Ecológico Aqualung.
Leave a Reply