Tijolos ecológicos feitos com resíduos é premiado como inovação

Na Semana do Meio Ambiente alunos de mestrado e doutorado de universidades públicas brasileiras e institutos de pesquisa tiveram seus trabalhos de pesquisa ambiental reconhecidos pela edição 2012/2013 do Prêmio Enfil “Inovação em Tecnologias Ambientais”. Dos dez trabalhos apresentados por estudantes de diversas universidades e institutos do país, dois receberam o Prêmio: o do mestrando Mauro Valério da Silva sobre a produção de tijolos ecológicos a partir de resíduos e da doutoranda Lucila Adriani Coral sobre novas possibilidades de eliminação de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água, com uso de ozônio em condições adequadas.

“Os trabalhos premiados e alguns dos outros inscritos mostram que a área acadêmica pode contribuir e muito com as atividades industriais no desenvolvimento de novas tecnologias”, diz o Prof. Dr. Ivanildo Hespanhol, curador do prêmio e responsável pelo Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRAIRCWR – USP). Para o sócio diretor da Enfil, Franco Tarabini Jr., a parceria universidade indústria ainda é incipiente no país e precisa ser estimulada, seguindo os exemplos das universidades nos Estados Unidos, que se destacam no mundo. “Os trabalhos acadêmicos podem direcionar melhor as áreas tanto de nosso interesse como de outras empresas para o desenvolvimento de ações para o meio ambiente”, enfatiza o sócio diretor da Enfil.

Os trabalhos premiados

O aluno de mestrado do IPEN/USP, Mauro Valério da Silva, buscou solução para dois problemas ambientais: o descarte dos lodos provenientes das estações de tratamento de água e das cinzas resultantes da queima de carvão. Na sua dissertação Mauro mostra a possibilidade de incorporar esses dois resíduos em uma massa utilizada na fabricação de tijolos ecológicos, minimizando os impactos causados por esses materiais no meio ambiente. No desenvolvimento do trabalho, tijolos de cinzas leves + lodo e tijolos de cinzas leves + lodo + solo com cimento ou cal em diferentes proporções foram moldados e testados de acordo com padrões brasileiros. O sistema possibilita geração de trabalho e renda, com os tijolos ecológicos utilizados, por exemplo, nas construções em mutirão de casas próprias.

Já a o trabalho da doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina, Lucila Adriani Coral, abordou o tratamento das florações de cianobactérias potencialmente tóxicas, em mananciais de abastecimento, que vem se tornando preocupação em nível mundial. Lucila conduziu os estudos com diferentes pHs e concentrações de ozônio verificando como ocorre a decomposição e a formação de toxinas. A conclusão do trabalho é que, de forma geral, a aplicação do ozônio como etapa de pré-tratamento pode ser uma alternativa interessante para evitar a presença de cianotoxinas e reduzir o numero de células ao final do tratamento de águas superficiais oriundas de ambientes eutrofizados e com presença de cianobactérias.

Descrição

O Prêmio Enfil “Inovação em Tecnologias Ambientais” é uma iniciativa bienal da Enfil e reconhece o trabalho de pesquisadores inscritos em programas de pós-graduação e doutorado do país (devidamente cadastrados e reconhecidos pela CAPES), com esforços voltados ao desenvolvimento de projetos focados no controle de impactos ambientais gerados por sistemas associados ao desenvolvimento econômico e social (indústria, agricultura e pecuária, energia, transporte, urbanização, etc.).

Leave a Reply

Your email address will not be published.