
Como forma de inserir o tema da elaboração de seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) nos debates da Semana do Meio Ambiente a Prefeitura Municipal de Estância Velha promoveu palestra na última sexta-feira (07/06/2013), no Centro de Tecnologia do Senai.
Com o título de Ciclo Sustentável da Água na Cidade o evento mobilizou cerca de 200 participantes entre estudantes, professores e outros interessados na temática. Na abertura do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Luciano Gonçalves, destacou a importância do tema que envolve os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos, drenagem urbana e gestão das águas pluviais e gestão dos resíduos sólidos. Informou que o município está trabalhando na elaboração de seu PMSB e que os especialistas da empresa Concremat Engenharia iriam explicar os detalhes e a influência do bom desempenho dos serviços de saneamento na qualidade de vida da cidade.
Na primeira parte da palestra o engenheiro Ricardo Dal-farra, especialista em drenagem, abordou o uso da água desde os primórdios da história da humanidade mostrando como as cidades foram sendo modificadas pela urbanização e o reflexo deste crescimento no uso e qualidade das águas dos rios que estão próximos dos centros urbanos. Mostrou o ciclo da água nas cidades e os danos que a má disposição dos resíduos e a falta de coleta e tratamento dos esgotos causam aos mananciais que são também ponto de captação da água para o abastecimento.
A seguir a engenheira Deisy Maria Andrade Batista, coordenadora da equipe da Concremat explicou porque é importante planejar o saneamento básico, como está sendo desenvolvido o Plano de Estância Velha e o que cada etapa significa. Informou que a etapa atual é a do diagnóstico, que será seguida pelo prognóstico, objetivos e metas e programas, projetos e ações para levar um serviço de qualidade a toda a população.
Na terceira parte da palestra a jornalista Cecy Oliveira falou sobre a importância da participação da população no debate e elaboração do PMSB. Lembrou que a atual geração faz parte da revolução da sustentabilidade que se destina a melhorar a qualidade ambiental e devolver aos rios usos já perdidos por causa da poluição, como por exemplo, o de lazer e recreação, como tomar banho e pescar.
Disse que o diagnóstico dos serviços se assemelha ao que os médicos fazem quando alguém fica doente. E que neste caso os rios estão recebendo uma carga muito grande de esgoto não tratado e de lixo mal disposto e que o prognóstico equivale à busca do melhor remédio para curar os males que afligem as cidades e os cursos d’água que as banham.
Ao falar da mobilização ressaltou que cada um dos moradores de Estância Velha, sejam crianças, jovens ou adultos, tem um importante papel a desempenhar nesta melhoria e principalmente os estudantes que devem estar à frente desta “revolução” da sustentabilidade.
V Seminário Ambiental
A Fundação Desenvolvimento Ambiental – FUNDAMENTAL promove, no dia 13 de junho na sede da ACI, em Novo Hamburgo (RS) o V Seminário Ambiental cuja temática se relaciona com a correta destinação dos resíduos industriais.
A primeira palestra tem como título: Novas Exigências no Cadastro Técnico Federal: Plano de Gerenciamento de Resíduos e Responsabilidade Técnica e será apresentada por Jackson Müller | Diretor da empresa Ambiética Assessoria Ambiental.
Será apresentado também o Case: Extramold Jomo: “O Equilíbrio que Promove o Desenvolvimento Sustentável” a cargo de Suelen Backes -analista de Marketing da empresa Extramold Jomo Indústria de Plásticos Ltda.
A segunda palestra será sobre: Blendagem e Coprocessamento de Resíduos Sólidos Industriais, com apresentação feita por Gustavo Luiz Fiorese | Supervisor da unidade de blendagem da empresa ProAmb – Soluções Ambientais, Aterro Industrial, Assessoria Ambiental e Projetos
Resumo:
Data: 13 de junho de 2013 | quinta-feira
Programação: 8h – Recepção
8h15min – Abertura V Seminário Ambiental
10h15min – Coffee Break
11h30min – Encerramento
Local: Auditório ACI-NH/CB/EV | Rua Joaquim Pedro Soares, nº. 540, Centro —Novo Hamburgo – RS
Investimento: 01 Kg de alimento não perecível
Inscrições: www.acinh.com.br/evento/v-seminario-ambiental
Informações: 51 2108-2108 ramal 2170
Leave a Reply