Comissão de Meio Ambiente do Senado aprova recondução de diretor da ANA

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou a recondução do geólogo Paulo Lopes Varella Neto à direção da Agência Nacional de Águas (ANA).

Durante sua sabatina na comissão, Paulo Varella Neto apontou como principal desafio à regulação dos recursos hídricos a montagem de uma articulação efetiva e eficiente entre União e estados.

– Tenho plena convicção de que o desenvolvimento da economia brasileira depende da boa governança das águas e isso depende do fortalecimento dos sistemas estaduais de recursos hídricos – afirmou, com base nos 30 anos de experiência acumulada na gestão do setor.

Como feitos contabilizados pela ANA no período 2009/2012, Paulo Varella Neto ressaltou a implementação da política nacional de segurança de barragens e os trabalhos de regulação e fiscalização da política de irrigação. Registrou ainda a adoção de marcos regulatórios inéditos no controle das bacias, o que gerou uma arrecadação superior a R$ 150 milhões pelo uso deste potencial hídrico.

Desperdício

Em resposta a questionamento do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), o geólogo reconheceu que o Brasil, apesar de dispor de quase 20% da água doce do planeta, ainda não conseguiu enfrentar adequadamente a questão do desperdício. E indicou a gestão correta dos recursos hídricos, associada à melhoria no sistema de tratamento e saneamento, como a saída para o melhor aproveitamento da água.

Ao mesmo tempo em que elogiou a atuação de Paulo Varella Neto, o senador Jorge Viana (PT-AC) aproveitou para defender proposta que determina a prestação de contas anual por dirigentes das agências reguladoras ao Senado.

– Isso vai aproximar o Parlamento e as agências e dar visibilidade para quem executa bem suas missões – argumentou Viana.

O reconhecimento do trabalho realizado pelo geólogo à frente da ANA também foi feito pelos senadores José Agripino (DEM-RN), Paulo Davim (PV-RN), Sérgio Souza (PMDB-PR), Aníbal Diniz (PT-AC), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Ana Rita (PT-ES) e Eduardo Amorim (PSC-SE), que presidiu a reunião.

Paulo Varella Neto ocupa o cargo de diretor da Ana desde 2009. Após a aprovação da CMA, sua recondução será votada pelo Plenário do Senado.

Agência Senado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.