O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) acabam de firmar um convênio para continuidade do Projeto Permanente de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (PPEA) na região. A cerimônia ocorreu, no gabinete do reitor da Unisinos, padre Marcelo Aquino. Assinam o documento também o diretor-presidente da Refap, João Adolfo Oderich, e o presidente do Comitesinos, Arno Leandro Kayser.
O convênio prevê patrocínio de R$ 415,5 mil para as ações de educação ambiental promovidas pelo comitê de bacia em parceria com a universidade, durante 24 meses. A Refap é parceira do PPEA desde 2000, patrocinando oficinas de qualificação, materiais didáticos e itens de consumo, como CDs, DVDs, impressos, saídas e campo, entre outras despesas. Dois exemplos dessa parceria foram o Encontro Infanto Juvenil de Educação Ambiental da Bacia do Sinos, ocorrido em 2007, em Igrejinha, e, no ano passado, o projeto Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município.
O encontro de 2007 teve cerca de 500 estudantes de toda a região em três dias de atividades no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest). Eles participaram de uma gincana, aprenderam a fazer reflorestamento e monitoramento ambiental e ainda tiveram aulas em estandes de parceiros como Emater, Corsan, Semae e Comusa.
Já o projeto do ano passado teve a elaboração de mapas com concepção artística dos recursos hídricos de cada município. O material, distribuído para escolas e prefeituras de 13 municípios (com cópias digitais para serem reproduzidos), serviu para colocar a situação das águas de fácil entendimento, com a localização correta dos rios e arroios e os principais pontos de referências nas zonas rural e urbana.
A ideia ganhou força depois de uma pesquisa das professoras do Projeto Dourado constatou que 99,5% das comunidades desconheciam a malha hídrica de seu município.
Leave a Reply