
As escolas municipais de Joinville recebem, a partir da segunda quinzena de setembro, o Projeto Hydros – www.projetohydros.com, iniciativa da Mexichem Brasil (detentora das marcas Amanco, Bidim e Plastubos) que tem como principal objetivo ampliar a consciência de toda a sociedade sobre o uso responsável da água.
O foco da ação é sensibilizar crianças e jovens, que vivem em regiões consideradas de risco social, sobre o tema hídrico. “Isso é feito por meio de um conjunto de ferramentas de comunicação e ensino, composto por exposição de fotografias, vídeo, materiais gráficos, cartilha e textos educativos que contêm um programa de atividades lúdicas e artísticas de estímulo ao consumo responsável da água, em todas as situações da vida cotidiana”, revela a coordenadora de Comunicação Corporativa da Mexichem Brasil, Luciana de Paula.
O projeto esteve em agosto na cidade de Anápolis (Goiás) e atingiu diretamente cerca de 11.500 crianças e jovens de 20 escolas municipais. Em Joinville participam da ação 27 mil estudantes de 30 escolas.
Lançado globalmente na França durante o 6º Fórum Mundial da Água, e no Brasil no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Projeto Hydros consiste em uma ampla campanha de conscientização pública, de âmbito global, para transformar cada cidadão em um embaixador da água – agente multiplicador da causa da preservação da água, recurso essencial à vida na Terra.
Ao longo de 2012 o Projeto Hydros será levado a um total de, pelo menos, 90 escolas públicas de municípios em que a companhia está presente com unidades fabris ou com sua sede administrativa, beneficiando diretamente mais de 45 mil pessoas. O projeto também já passou pelas cidades de Ribeirão das Neves (MG) e São Paulo, São José dos Campos e Sumaré (todas em SP), nas quais mobilizou cerca de 34 mil estudantes, e chegará ainda às escolas de Suape (PE), Maceió (AL) e Uberaba (MG).
Atividades
Exposição: a primeira atividade nas escolas é a exposição de fotografias do Projeto Hydros, que reúne imagens selecionadas dentre as mais de 200 fotografias alusivas à água de fotógrafos latino-americanos e europeus integrantes da séria fotográfica de mesmo nome, que deu origem ao projeto.
Vídeo: o programa proposto inclui exibição do vídeo-documentário A Água em Nós, seguida pela distribuição de material lúdico com conteúdo informativo e educativo sobre a água e a sua importância para a vida no planeta. São cartazes, banners e adesivos que podem ser utilizados pelos alunos e professores das mais variadas maneiras, dentro e fora do ambiente escolar. Dentre as atividades, as crianças podem elaborar redação, pinturas, história em quadrinhos e até montar peças de teatro utilizando os materiais disponibilizados no site do projeto.
Principal ferramenta de conscientização sobre a verdadeira relação do ser humano com a água, o filme esclarece sobre a utilização dos recursos hídricos em situações cotidianas, tão diversas quanto na produção de um par de sapatos ou no consumo de uma simples xícara de café.
Ação Educativa: a ação de Hydros propõe aos educadores um programa de atividades lúdico-didáticas que podem ser desenvolvidas ao longo do ano letivo, ou aplicadas em situações pontuais, como após a visita dos alunos à exposição ou a exibição do vídeo A Água em Nós. A cartilha ilustrada suscita reflexões que partem das imagens e levam a textos que remetem à importância da água para a vida no planeta, e sua ligação íntima com o ser humano, incentivando seu uso responsável. Os professores podem fazer o download do material em versão completa (51 páginas) ou reduzida (11 páginas) no site.
Qualquer instituição de ensino interessada pode utilizar os materiais disponíveis no site para desenvolver atividades com seus alunos.
Leave a Reply