Com o intuito de estimular bares, restaurantes e hotéis a aderirem à coleta seletiva de embalagens de vidro pós-consumo, a Verallia – divisão de embalagens de vidro do Grupo Saint-Gobain responsável pela fabricação de potes e garrafas para o segmento de bebidas e alimentos – promove a campanha Menu Sustentável, em parceria com a ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro) e a GMS Entulhos.
O projeto visa a recolher gratuitamente vidros (garrafas e potes) pós-consumo de bares e restaurantes da cidade de São Paulo, diminuindo o lixo destes estabelecimentos comerciais e destinando o material de forma correta para indústria de reciclagem.
Na prática, um funcionário credenciado em um veículo identificado com o logo do programa fará a retirada das embalagens nos locais previamente cadastrados. Além disso, os trabalhadores destes estabelecimentos receberão orientações sobre a forma correta de descarte deste tipo de produto. Depois de recolhidas, as embalagens serão destinadas à reciclagem, onde serão quebradas e encaminhadas ao forno para a produção de novas garrafas de vidro, totalmente esterilizadas para envase e prontas novamente para o uso.
Os restaurantes participantes do projeto receberão da Verallia e da Abividro, um prato decorativo simbolizando sua preocupação em ser uma empresa amiga do meio ambiente.
Para cadastrar o estabelecimento e participar do projeto basta entrar em contato com Wagner Sabatini pelo e-mail wagner.sabatini@saint-gobain.com ou pelo telefone (11) 97584-0009.
Vídeo orienta como prevenir riscos
Parte do Plano Municipal de Redução de Riscos de Mauá, um vídeo para orientação de profissionais e moradores de áreas de riscos foi apresentado pela primeira vez no último dia 16 de julho no Salão Nobre do Paço Municipal da cidade, durante audiência pública para apresentação do plano local.
“A ideia é que o vídeo seja difundido para todos, podendo ser usado em aulas ou qualquer outra situação pertinente. Ele é um instrumento de educação para alunos, técnicos que trabalham na área e principalmente para os moradores”, afirma o pesquisador Fabrício Araújo Mirandola, do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas, o Cetae, unidade técnica do IPT que coordenou a produção do vídeo, feito em aproximadamente cinco meses.
Informação e educação são pontos importantes quando se trata de prevenção de acidentes naturais. Veja o vídeo em:www.ipt.br/noticia/551-riscos_ambientais_em_imagens.htm.
Leave a Reply