Unesp cria pós-graduação em ciências ambientais em Sorocaba (SP)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais stricto sensu da Unesp de Sorocaba foi aprovado em abril, nas modalidades mestrado e doutorado, pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pessoal de Ensino Superior (Capes). O curso deve contribuir para a formação qualificada de recursos humanos e para o desenvolvimento científico-tecnológico em uma área em consolidação no Brasil.

O pesquisador e profissional formado pelo programa reunirá conhecimentos técnicos e científicos para atuar em atividades vinculadas ao diagnóstico, tratamento e recuperação ambiental. Esse egresso deve apresentar característica investigativa, criatividade e iniciativa para apresentar soluções e tecnologias adequadas à realidade do país, enfatizando as vocações regionais.

Os futuros mestres e doutores poderão trabalhar no ensino e na pesquisa em instituições de ensino superior ou, ainda, em organizações públicas e privadas, propondo e implantando projetos ambientais.

O programa conta com 15 disciplinas: Análise química aplicada a amostras e processos ambientais; Climatologia, hidrologia e estatística aplicada; Ecotoxicologia aquática; Física Ambiental; Gestão Ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; Limnologia e ecossistemas aquáticos; Lógica Fuzzy; Manejo e gestão de bacias hidrográficas; Métodos e técnicas de análise espacial de dados ambientais; Modelagem matemática; Processamento de imagens aplicado ao sensoriamento remoto; Recuperação de áreas degradadas; Tópicos especiais em Ciências Ambientais; e Tratamento de efluentes líquidos.

“São assuntos que fundamentam as premissas do desenvolvimento sustentável e permitem o estabelecimento de níveis desejáveis de qualidade de vida à população”, diz André Henrique Rosa, coordenador do programa e professor da Unesp de Sorocaba.

Fonte: UNESP.

Comitê do Gravataí abre inscrição para entidades

Foi publicado o Aviso de Cadastramento de Entidades para concorrer a vaga no Comitê Gravatahy no biênio 2012/2014.

A inscrição é feita por meio da Ficha, que deverá ser preenchida e entregue na sede do Comitê (endereço indicado no Aviso) ou enviada pelos Correios, acompanhada de documentos complementares, quando for o caso. Elas deverão ser entregues até o dia 10 de julho. Não serão aceitas inscrições por e-mail ou enviadas por Fax. As entidades que já fazem parte do Comitê também devem se inscrever. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3288-6012 ou pelo e-mail do Comitê.

As vagas estão assim distribuídas:

Grupo I – Representantes dos Usuários da Água:

Abastecimento Público: 02 vagas:

Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos: 03 vagas;

Drenagem: 02 vagas;

Produção Rural: 02 vagas;

Indústria: 03 vagas;

Transporte Hidroviário Interior: 01 vaga;

Mineração: 01 vaga;

Lazer e Turismo: 01 vaga;

3.1.9. Categoria Especial de Gestão Urbana e Ambiental Municipal: esta categoria congrega as instituições

públicas municipais, da administração direta ou indireta, com responsabilidade legal pela gestão urbana e ambiental

dos municípios. 01 vaga

Grupo II – Representantes da População:

Legislativos Estadual e Municipal: 03 vagas;

Associações Comunitárias: 02 vagas;

Clubes de Serviços Comunitários: 01 vaga;

Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão: 03 vagas;

Organizações Ambientalistas: 02 vagas;

Associações de Profissionais: 03 vagas

Organizações Sindicais: 01 vaga

Comunicação: 01 vaga.

Leave a Reply

Your email address will not be published.