A Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou três novos cursos em ciências exatas. A decisão foi tomada em 15 de março, em sessão extraordinária do conselho universitário da instituição.
A Faculdade de Ciências (FC), no campus de Bauru, oferecerá graduação em Meteorologia e em Química Ambiental e o Instituto de Física Teórica (IFT), no campus de São Paulo, que só possuía cursos de pós-graduação, abrirá um bacharelado em Ciências Exatas.
O curso de Meteorologia foi viabilizado por meio da incorporação do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), também localizado no campus de Bauru, pela FC. De acordo com a Unesp, a medida possibilitará que atividades já desenvolvidas no IPMet sejam aplicadas de forma interdisciplinar no novo curso.
A FC também ganhará o bacharelado em Química Ambiental. A licenciatura em Química, já existente, será mantida.
Já no IFT o bacharelado em Ciências Exatas terá duração de três anos. Ao fim desse período, os alunos receberão um diploma de nível superior e terão duas opções para continuar seus estudos em nível de graduação: a formação em física fundamental ou em física de sistemas complexos, que exigirão, cada uma, mais um período de estudos.
A previsão de início das aulas dos cursos de Meteorologia e Química Ambiental é 2013, e do bacharelado em Ciências Exatas no IFT em 2014.
A aprovação da criação de cursos envolvendo o IFT e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) havia sido definida em agosto 2010.
Segundo a Unesp, as definições sobre o número de vagas dos novos cursos, o projeto pedagógico, o nome definitivo dessas graduações e seus custos detalhados, entre outras questões, serão tomadas posteriormente, após análises em diversas instâncias acadêmicas e administrativas da universidade.
Mais informações: www.unesp.br.
Manual vai ensinar manejo eficiente dos resíduos sólidos
De 27 a 29 de março, acontece em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (SHS), o “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade urbana e erradicação da miséria”, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Durante a cerimônia de abertura do evento haverá o lançamento da publicação ‘Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação’ e do curso de ensino à distância, baseado nela. Ambos têm como objetivo colaborar com as cidades e estados no processo de elaboração dos planos de gestão de resíduos sólidos e, portanto, na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Após o evento, o Manual estará disponível no site do ICLEI Resíduos – www.iclei.org.br/residuos/ e do Ministério do Meio Ambiente. Os interessados em acompanhar a cerimônia podem se inscrever através do site www.encontrodesenvolvimento.fnp.org.br.
A publicação sugere passos metodológicos que garantem a participação e o controle social e o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Leave a Reply