Pós-doutorado em pesquisa sobre aquíferos

Agência FAPESP.

O Projeto Temático “Identificação de fontes de salinização e poluição dos aquíferos da Região Metropolitana do Recife”, que tem como objetivo principal identificar os processos de salinização e contaminação antrópica das águas dos aquíferos da Região Metropolitana do Recife, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento. O candidato coordenará as atividades de campo de coleta de água, avaliação dos resultados hidrogeoquímicos e isotópicos, análise das transferências de massas entre sistemas, bem como auxiliará na construção de modelos de previsão em 3D.

A pesquisa vem sendo desenvolvida em conjunto pelo Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (Cepas), Serviço Geológico Francês (BRGM), em Rennes, e a Universidade Federal de Pernambuco, dentro do Projeto Coqueiral (2012-2014), com apoio financeiro da Agence Nationale de la Recherche (ANR), da FAPESP e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe)

Entre os pré-requisito do candidato estão conhecimentos de hidrogeologia, hidrogeoquímica e hidroquímica isotópica, conclusão do doutoramento (DSc ou PhD) e fluência em inglês.

O contrato será de 24 meses, com Bolsa da FAPESP, e o candidato ficará sediado no Cepas (Instituto de Geociências da USP, em São Paulo), com atividades no Recife (Pernambuco) e em Rennes (França). Após seleção, o início é imediato.

Os interessados devem enviar, ao professor Ricardo Hirata, coordenador do Projeto Temático, no e-mail: rhirata@usp.br, até o dia 1º de maio de 2012, os seguintes documentos: a) carta de apresentação justificando o interesse pelo trabalho; e/ou b) cópia do curriculum vitae completo e atualizado.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Pesquisa vai indicar boas práticas na área de resíduos sólidos

No início de fevereiro, a Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Formiga recebeu uma correspondência convidando para indicar o Aterro Sanitário como uma das “boas práticas” desenvolvidas no Estado de Minas Gerais.

A indicação faz parte de uma pesquisa científica desenvolvida pela Universidade Federal de Pernambuco, denominada “Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão”.

O projeto é executado com o apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de financiamento não reembolsável com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES (FEP).

O objetivo principal da pesquisa é abordar, dentro de cada possibilidade, a dimensão econômica, tecnológica e de mercado, oferecendo alternativas para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil.

Para a elaboração foram estabelecidos núcleos, sendo um deles o Sudeste, que inclui os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Foram pré-selecionadas, em cada estado, entre sete e oito tecnologias, denominadas “boas práticas” que receberão visitas técnicas para obtenção dos dados/indicadores constantes de uma planilha padronizada.

Após a coleta e análise desses dados, a coordenação da pesquisa vai informar quais “boas práticas” serão indicadas ao BNDES, para decisões de financiamentos e fomento do banco que é o principal agente financiador do país.

Leave a Reply

Your email address will not be published.