Copa e Olimpíadas impulsionam investimentos no saneamento

O cronograma de obras, tanto de esgotamento sanitário como de abastecimento de água está em ritmo acelerado e será finalizado até 2014, dois anos antes dos Jogos Olímpicos, segundo garantiu o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, durante palestra no seminário Infrastructure Investment World Brasil 2011.

Segundo o presidente da Nova Cedae, que já confirmou sua participação no Seminário “2014 – Saneamento na Rede – A chance de um gol de placa na universalização dos serviços de água e esgoto”, a companhia vai investir cerca de R$ 1 bilhão em obras de saneamento básico, dentre elas, a ampliação do tratamento de esgoto da Baía de Guanabara. De 2.00 l/s em 2006, o sistema passará a operar com 14.000 l/s em 2014 – ano da Copa do Mundo no Brasil.

Os projetos da CEDAE para despoluir a Baia de Guanabara acabam de ganhar um reforço financeiro de peso: o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou a aprovação de um empréstimo de US$ 452 milhões para a melhoria da coleta de esgotos nos municípios afluentes da Baía de Guanabara, um dos maiores símbolos da beleza natural do Rio de Janeiro.

Com os recursos, o Governo do Estado do Rio de Janeiro avançará com o Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), uma região que abriga uma população de mais de 10 milhões de pessoas. O programa integra o Pacto pelo Saneamento, aprovado por meio de decreto em abril deste ano, com o qual o governo pretende ampliar os serviços de saneamento básico para 80% da população do estado até 2018.

“O objetivo é aumentar o nível de coleta e tratamento de esgotos, reduzindo a carga orgânica de origem doméstica vertida nos corpos hídricos e, em conseqüência, contribuir para a recuperação da qualidade das águas da Baía de Guanabara, de acordo com Yvon Mellinger, líder de projeto do BID. Estima-se que o financiamento do BID contribuirá para que mais de 359 mil domicílios ganhe acesso à rede de esgotos, beneficiando diretamente 1, 68 milhão de pessoas.

Seminário

O Seminário 2014 – Saneamento na Rede acontece no Centro Empresarial Rio, nos dias 06 e 07 de dezembro, no Rio de Janeiro. O objetivo é colocar em debate os desafios, necessidades e soluções, através da discussão dos projetos e potencialidades de cada cidade e estado eleitos pela FIFA para sediar a Copa e as Olimpíadas.

A discussão prevê análises conjunturais da estrutura e gestão do saneamento no Brasil, perspectivas de recursos e formas de otimizar e agilizar os investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Saneamento), modelos e experiências das empresas municipais, estaduais e privadas que atuam no setor em cada uma dessas cidades.

Para se inscrever no Seminário “2014 Saneamento na Rede – A chance de um gol de placa na universalização dos serviços de água e esgoto”, basta solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail cristiana.iop@planejabrasil.com.br ou ligar para o Atendimento ao Participante nos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211.

As vagas são limitadas.

Serviço:

Data: 06 e 07 de dezembro de 2011

Local: Centro Empresarial Rio – Praia de Botafogo, 228, Rio de Janeiro – RJ

Palestrantes

Entre os palestrantes que já confirmaram presença no Seminário 2014 – Saneamento na Rede, estão:

1. Rogério de Paula Tavares – Superintendente Nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa;

2) Guilherme da Rocha Albuquerque – Engenheiro do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES:

3) Fernando Dias Pinto Perrone – Chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética do Procel/Eletrobras;

4) Wagner Victer – Presidente da CEDAE;

5) Silvio José Marques – Presidente Nacional da ASSEMAE (Ass. Nac. dos Serviços Municipais de Saneamento);

6) Walder Suriani – Superintendente Executivo da AESBE (Ass. das Empresas de Saneamento Básico Estaduais);

7) Engº Mauro Obladen de Lara – Diretoria de Operações da SANEPAR;

8) José Luiz Lins dos Santos – Presidente da ABAR (Ass. Bras. de Agências de Regulação);

9) Newton Lima Azevedo – Vice Presidente da ABDIB (Ass. Bras. da Infra-Estrutura e Indústrias de Base);

10) Valdir Folgosi – Presidente do SINDESAM (Sind. Nac. das Indústrias de Equip.para Saneamento Bás. e Ambiental)-ABIMAQ (Ass. Bras. da Ind. de Máquinas e Equipamentos);

11) Gustavo Siqueira – Diretor Setorial da ASFAMAS (Ass. Bras. dos Fabricantes de Materiais para Saneamento);

12) Paulo Roberto de Oliveira – Presidente da ABCON (Ass.Bras. das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto);

13) Engº Jairo Tardelli Filho – Gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da SABESP.

Leave a Reply

Your email address will not be published.