
Brasília (29.11.11) – Cerca de 1,5 mil manifestantes reunidos nesta terça-feira (29) em frente ao Palácio do Planalto em Brasília fizeram um apelo para impedir que o novo Código Florestal possa significar o aumento do desmatamento no País. A manifestação foi organizada pelo Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.
Participaram do ato representantes de movimentos sociais, ambientalistas, políticos, universitários e artistas com a cantora Vanessa da Mata, o ator Victor Fasano e Sandra Peres, da dupla Palavra Cantada. Um grupo de cerca de 600 crianças vestidas de verde segurava uma faixa que dizia: “Salvem as nossas florestas e protejam o nosso futuro”. As crianças cantaram ao lado de Sandra Peres e soltaram balões verdes biodegradáveis simbolizando a proteção às matas.
Logo após o ato, representantes do Comitê entregaram cerca de 1,5 milhão de assinaturas ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. As assinaturas foram recolhidas por meio de abaixo-assinados do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e da petição online da AVAAZ.
Para apoiar o Comitê Brasil em Defesa das Florestas, surgiu o movimento #florestafazadiferenca, que em parceria com o cineasta Fernando Meirelles, mobilizou artistas e especialistas para a gravação de depoimentos sobre o tema, o que vem gerando grande repercussão na mídia digital e impressa. Entre os apoiadores estão Alice Braga, Denise Fraga, Wagner Moura, Gisele Bündchen e Rodrigo Santoro. Os vídeos podem ser acessados no site: www.florestafazadiferenca.org.br.
Leave a Reply