Livro sobre Gestão do Saneamento faz radiografia do setor

Cecy Oliveira – editora da Aguaonline.

Gestão do Saneamento Básico – Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário é uma obra destinada a se tornar uma espécie de enciclopédia do saneamento. E vem em boa hora ao se propor a abordar um tema fundamental e pouco explorado em termos de bibliografia: a gestão. Reunindo textos de 67 autores a obra tem como editores Arlindo Philippi Jr. e Alceu de Castro Galvão Jr., ambos especialistas reconhecidos nacionalmente. A edição é extremamente fácil de consultar e ler, com referências ao final de cada capítulo, tabelas, gráficos e quadros muito esclarecedores e faz uma radiografia quase completa dos serviços de água e esgoto.

A primeira parte, denominada de Políticas Públicas e Aspectos Institucionais está dividida em quatro capítulos abordando: contratos de programa, gestão de políticas, políticas estaduais e planos de saneamento. Na segunda parte – Modelos de Gestão para a Prestação de Serviços – os temas enfocados são: companhias estaduais, serviços e departamento municipais, empresas privadas e consórcios públicos.

A parte III – Gestão de uma Empresa de Saneamento – inclui assuntos bem atuais, como interdisciplinaridade e ecoinovação, gestão estratégica, gerenciamento de contratos de obras, comercialização, gestão ambiental, de perdas, de qualidade da água, de recursos hídricos e saneamento por bacias hidrográficas.

A Regulação é tratada do capítulo 19 ao 27 com assuntos como: regulação econômica, contabilidade regulatória, limites e atuação das agências, entre outros.

Na parte VI – Financiamento – os capítulos tratam da universalização, tarifas e subsídios e mecanismos de financiamento.

A parte VI – Tópicos Especiais – é dedicada a vários temas atuais, como sistemas de informação, SIG, gestão em condomínios fechados e assentamentos precários, saneamento para os povos da floresta, controle externo operacional, indicadores para planos de saneamento, normas ISO e avaliação de desempenho, PNQS.

Pena que tenham sido esquecidos dois temas relevantes, principalmente depois do advento da Lei 11.455: o Controle Social e a questão da Comunicação.

O primeiro foi mencionado superficialmente no capítulo Conceitos e Medição de Satisfação no Saneamento mas merecia uma análise mais aprofundada principalmente pelo destaque que recebeu na Lei do Saneamento e pela necessidade de implantação de seus mecanismos no momento de aprovação dos Planos Municipais de Saneamento.

A Comunicação com o usuário – este sim completamente ignorado na publicação – não recebeu nenhuma frase embora seja um item importante especialmente na implantação e gestão dos serviços de esgotamento sanitário. Quem atua no setor sabe que há inúmeros exemplos de sistemas implantados que permanecem ociosos por falta de conexão às redes coletoras e que deve ser feita por iniciativa dos moradores. A falta de projetos de Comunicação focados no esclarecimento e informação ao usuário tem sido apontada como uma falha na implantação e gestão destes serivços, bem como em projetos de coleta seletiva e gestão de drenagem urbana. Igualmente na gestão do abastecimento de água é fundamental a participação do usuário para o uso racional e campanhas contra o desperdício.

Não é um péssimo exemplo de gestão executar uma obra, pagar por ela e deixá-la sem aproveitamento por falta de ligação? Ainda mais quando se sabe a enorme carência de sistemas de esgotamento sanitário no país?

Mais informações e compra do livro: info@manole.com.br.

Bombeamento e conservação de energia

Acaba de ser lançada a segunda edição revisada do livro Sistemas de Bombeamento e Conservação de Energia.

Segundo o autor, doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS e professor titular da Engenharia da PUCRS, Sergio Brião Jardim, a publicação se destina a subsidiar os profissionais e estudiosos que se dedicam às áreas de saneamento ambiental e irrigação, com ênfase aos projetos dos sistemas de bombeamento.

Nesta segunda edição são apresentados alguns exercícios resolvidos direcionados à Gestão Ambiental.

Para maiores informações e aquisição do livro – preço: R$ 68,00 – consulte o site do autor:

www.sergiobriao.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.