Fitabes mostra pujança do setor

Uma gama de produtos novos, a oportunidade de fazer demonstrações e obter explicações técnicas e atendimento diferenciado. Estes são os ingredientes de sucesso das feiras acopladas a eventos técnico-científicos. Este é o caso da Fitabes 2011 que vai oferecer aos participantes do 26º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental a oportunidade de integração entre fornecedores e companhias e sistemas municipais de água e esgoto, serviços de limpeza urbana e órgão das área de meio ambiente.

A Saint-Gobain Canalização marcará presença já na entrada da feira onde será instalada uma escultura chamada de roda d’água, feita com os tubos produzidos pela companhia em uma parceria com Movimento ECOA-POA de valorização das ações de saneamento.

Em um estande de 120 metros quadrados na rua principal estará seu lançamento, o tubo Natural para aplicação em adução de água. Também será mostrado o Sistema Blutop para redes de distribuição de água e sua gama de válvulas e conexões de ferro fundido. “O estande será interativo. Os visitantes, terão possibilidade de montar tubos, conexões e válvulas PAM por meio de um Jogo e ainda assistir esses produtos em 3D, sem óculos de visualização”, conta a coordenadora de marketing, Tatiana Ferreira.

Outra oportunidade única é a visita técnica ao Sistema Marrecas de abastecimento de água, em Caxias do Sul (RS). Os interessados poderão se inscrever no próprio estande para o segundo e último dia de visita (27/09). A saída será às 8h, no Hall do pavilhão

Outros ançamentos

Entre as novidades da Fitabes uma poderá ser vista no estande da empresa Bentley. É um novo módulo do software WaterGEMS voltado para estudos de reabilitação de redes, capaz de analisar a rede de distribuição levando em conta fatores como material, idade, pressões envolvidas, histórico de rompimentos etc. “Com base nessa massa de dados o sistema realiza diversas simulações, apresentando ao final as tubulações com maior probabilidade de rupturas. Sem esse tipo de recurso, a tomada de decisão muitas vezes acaba sendo feita apenas em função da experiência das equipes”, explica Roberto Varela, Industry Sales Manager da Bentley.

Este software pode ajuda as empresas a detectarem vazamentos, permitindo que sejam localizados mais rapidamente do que os métodos tradicionais. Consequentemente, a redução de perdas na rede faz com que menos água necessite ser captada e tratada para o atendimento da população, além de reduzir o consumo de energia elétrica necessária para o bombeamento.

No segmento de dosadores a Beraca Water Technologies projetou um equipamento para dosagem de pastilhas de cloro, com precisão sob taxas constantes, mesmo com variação de pressão e vazão. Além disso, o produto não precisa de fonte de energia externa, sendo operado com carga hidráulica própria do sistema.

Já a Centroprojekt trará para a Fitabes, durante as palestras técnicas, uma nova tecnologia, difundida na Europa, que é aplicada na fase de pré-tratamento do lodo de esgoto. O sistema é formado por um ultrassom que otimiza a operação dos digestores anaeróbicos, favorecendo o desempenho do processo anaeróbico.

Água e esgoto

Também na área editorial estão programados lançamentos. Um deles é o livro “Gestão do Saneamento Básico – Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário” , da Editora Manole, com apoio institucional das principais entidades setoriais do país (ABES, ABAR, AESBE, ASSEMAE e SINDCON), além da ARCE.

A publicação apresenta 44 capítulos, com 66 autores e cerca de 1.200 páginas, onde são discutidas as principais questões da gestão do setor, tais como universalização, regulação, prestação, financiamento, entre outros. Esta é uma obra de editoria coordenada pelo Prof. Arlindo Phillipi Jr. da USP e por mim. Entre os autores, encontram-se pesquisadores de renome, juristas, gestores públicos, reguladores e prestadores de serviços.

Leave a Reply

Your email address will not be published.