Porto Alegre precisa se transformar na capital do saneamento

Cecy Oliveira

Dois importantes encontros técnicos que acontecem em Porto Alegre precisam se transformar em alerta sobre a urgência das ações em saneamento. Um simpósio internacional de drenagem e o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental vão trazer à capital gaúcha expoentes mundiais do saneamento, no mês de setemnbro. Mas essa presença não pode se circunscrever a um público formado de especialistas. Tem que se derramar sobre as ruas e avenidas e mostrar porque e o quanto é importante investir nesta área

Esta é a oportunidade perfeita para que a população se engaje no Movimento ECOAPOA de valorização das ações de saneamento.

As cidades brasileiras e também as zonas rurais apresentam déficits alarmantes em matéria de infraestrutura sanitária, principalmente a falta de sistemas de coleta e tratamento dos esgotos.

E não há mágica e nem milagre nesta área. Prometer sanar a deficiência com um estalar de dedos ou trocar o operador público pelo privado podem funcionar como um paliativo. Basta ver a cidade de Novo Hamburgo, que criou uma empresa municipal de água e esgoto, com a meta de vencer a deficiência de redes e estações de tratamento de esgoto, e pouquíssimo avançou em quase dez anos de atividade.

É preciso que a população, os políticos, a imprensa, todos se dêem conta de que progresso não se constrói apenas enchendo as ruas de automóveis e atraindo montadoras.

Hoje o desenvolvimento se mede por padrões de saúde pública, meio ambiente e indicadores sociais. Como pode uma cidade, um Estado e um país se proclamar desenvolvido se não atende aos requisitos mínimos de sobrevivência. Ou seja: oferecer a seus habitante água e esgoto tratados e sistemas eficiente de drenagem e coleta e disposição final dos resíduos sólidos urbanos?

O movimento ECOA-POA – www.ecoapoa.com.br já conta com o apoio de empresas e entidades e pretende utilizar as manifestações artísticas e culturais para chamar a atenção das pessoas e entidades para a urgência de investimentos no saneamento.

Faça parte deste movimento. Visite o site e deixe a sua opinião sobre este tema!

Autor

Cecy Oliveira é jornalista, editora da Aguaonline e coordenadora do Movimento ECOA-POA de valorização das ações de saneamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.